Uliving Brasil - Pioneira em residências estudantis no país

Venha para a Uliving

fale conosco

Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

planos

Suíte individual ou quarto compartilhado?
A Uliving tem o plano que você tanto procura. Confira!

Selecione a unidade desejada:

unidades

Conheça todos os detalhes das nossas unidades. Escolha a que melhor se enquadra no seu estilo.

Agendar visita

1. Unidade

2. Data e hora

3. Dados pessoais

Telefone

Formulário de interesse

Preencha o formulário abaixo, entraremos em contato:

whatsapp

Blog

Dia Mundial do Meio Ambiente: como você e a Uliving podem contribuir

Publicado em:
Categoria: Blog
Compartilhe:

Em 1972, a Organização das Nações Unidas realizou a primeira conferência mundial do Meio Ambiente. De lá pra cá, muita coisa mudou no cenário global – incluindo aumentos gigantescos nos níveis de desmatamento, emissão de poluentes, poluição marinha, entre outros problemas. Mas a data da reunião serviu de inspiração para a criação do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no 5 de junho.

Todos os anos, a ONU escolhe um tema a ser debatido, além de falar de todas as políticas mundiais relacionadas ao Meio Ambiente. Em 2019, falou sobre a poluição do ar, e em 2018, o tema foi o lixo plástico nos mares e oceanos. Pra esse ano, a escolha foi falar de biodiversidade, e o Brasil mais do que nunca será uma grande pauta na reunião.

Isso porque somos o país mais biodiverso do mundo – segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil possui 20% de toda a biodiversidade do mundo. Entretanto, somos também o país que mais consome agrotóxicos, mais desmata (e mata eco-ativistas) e um dos que mais produzem lixo, sendo também um dos que menos reciclam. Difícil, né?!

Mas existem dados e ações positivas que podem minimizar a nossa agressão ao meio ambiente. Aqui na Uliving, algumas delas fazem parte das nossa filosofia e permeiam todas as fases dos nossos projetos, até o dia a dia dos nossos moradores. Quer saber mais e ver como você pode ajudar? Então se liga nesses dados, o que a gente faz e como você pode contribuir:

 

O que a Uliving faz e como você pode ajudar o meio ambiente conosco:


  • Produzimos menos lixo – e reciclamos mais

Esperamos que você já tenha visto que em todas as unidades da Uliving existem tambores específicos de descarte de lixo reciclável. Esse material é posteriormente coletado pelas companhias específicas das cidades em que estamos – e felizmente todas possuem companhias de coleta seletiva.

Segundo alguns estudos, se separarmos o nosso lixo, até 92% dele poderia ser reciclado. Isso significaria uma agressão muito menor ao meio ambiente, tanto pelo reuso dos materiais quanto pela menor quantidade de lixo sendo desperdiçado. Durante as primeiras semanas da quarentena, São Paulo registrou um aumento de 25% na separação do lixo reciclável. Quem sabe isso não se torna um hábito daqui pra frente?

O brasil recicla pouco mais de 1% do lixo produzido. Levando em consideração alguns dos nossos vizinhos, como Colômbia e Peru em que o percentual de reciclagem passa de 10% (e ainda é pouco), estamos mal.

Mas antes de instalarmos esses serviços no prédio, pensamos no lixo produzido durante a reformulação dos nossos prédios. Segundo pesquisas, o brasileiro produz, em média, meia tonelada de resíduos na construção civil todo ano. O fato das unidades da Uliving serem estabelecidas em prédios retrofitados, ou seja, reformados, minimiza a agressão ao meio ambiente. A utilização dos materiais já existentes gera uma economia gigantesca na produção de lixo, e é uma das formas de contribuirmos com o meio ambiente. Estamos juntos nessa!


  • Estamos bem localizados – assim, o transporte coletivo é a melhor alternativa

Os carros produzem mais de 70% dos gases causadores do efeito estufa em São Paulo. O tempo perdido no trânsito, segundo alguns estudos, causam um prejuízo de R$ 290 bilhões para nossa economia.

Uma solução muito prática pra isso – que inclusive pode te ajudar a ter mais tempo e saúde – é utilizar os transportes coletivos. As unidades da Uliving estão muito bem localizadas, com fácil acesso a diversos meios de transporte, como trens, metrôs, ônibus e estações de bicicletas. Dessa forma, você garante uma melhora no seu deslocamento, perde menos tempo e tem mais facilidade ao usar meios de transporte que agridem menos o meio ambiente – incluindo bicicletas, já que você pode guardar sua bike nos nosso prédios. 🙂

 


> Coliving: um guia sobre o novo jeito de viver e compartilhar espaços <


 

O que você pode fazer para contribuir com o meio ambiente:


  • Tome cuidado com o que você come

Talvez você não saiba, mas nossos hábitos alimentares estão diretamente ligados com a nossa pegada ecológica. Em 2014, foi lançado o Guia alimentar para a população brasileira, um livro gratuito e incrível que aborda todos os aspectos sociais e ecológicos relacionados a nossa alimentação.

Você sabia que ao comprar de pequenos produtores da sua região você agride menos o meio ambiente? Isso porque a emissão de poluentes com o transporte de longas distância é muito alta. Além disso, as chances de um pequeno produtos não usar agrotóxicos é maior, e isso significa menos agressões ao meio ambiente com produtos químicos e, obviamente, mais saúde pra você. Só benefícios, né?


  • Pense no que e de quem você consome

A gente sabe que produtos veganos orgânicos e/ou sustentáveis tendem a ser mais caros. Mas existem algumas pequenas iniciativas que podem diminuir esse rastro, como por exemplo marcas de camisetas que usam garrafas pet em sua confecção e marcas de jeans que reaproveitam materiais não mais usados de seus próprios clientes para confecções futuras. Existem algumas listas na internet mencionando algumas, como você pode ver aqui, aqui ou essa outra aqui.

Além disso, existem pequenas ações cotidianas, como usar sacolas reutilizáveis, evitar descartáveis, canudos e produtos demasiadamente embalados. Isso porque, ainda que existam diversas alternativas para reciclagem como mencionamos acima, o descarte inadequado fará com que até 2050 exista mais plástico do que peixes nos oceanos.

Compartilhe:

Assine nossa newsletter

Siga nosso Instagram
@UlivingBrasil