Entrar no mercado de trabalho é uma etapa muito delicada na vida dos estudantes. Em comparação com a faculdade, o mercado de trabalho exige mais responsabilidades e dedicação do que os cursos. Esse ingresso acontece, muitas vezes, ainda durante a graduação, como forma de estágio, e se concretiza após a conclusão do curso. Dessa maneira, o estágio pode ser tanto em empresas quanto em startups.
Em um mercado de trabalho muito concorrido, qualquer empresa e/ou startup que um estudante conseguir entrar, já é motivo de celebração. Porém, existem aquelas empresas que são as favoritas entre as demais. Conheça, a seguir, as 10 empresas e startups mais almejadas pelos universitários de todo o país.
Empresas e startups favoritas dos universitários
Entra ano, sai ano e a Google continua entre as preferidas dos estudantes. Ela é uma empresa multinacional que desenvolve e hospeda uma série de serviços e produtos on-line. Além de seus escritórios criativos, a Google valoriza muito o conhecimento técnico da geração Z.
Nubank
A Nubank é uma startup que foi fundada em 2013 por David Vélez, Cristina Junqueira e Edward Wible. Atualmente, sua sede é em São Paulo. Ela é um banco 100% digital que atua como operadora de cartões de crédito e fintech.
Arco Educação
A Arco Educação foi fundada como uma startup, mas, em 2020, passou a ser uma empresa de capital aberto. Sua fundação aconteceu em 2004, por Oto de Sá Cavalcante. Hoje, ela é uma empresa especializada em soluções educacionais para o ensino privado.
Movile
Por sua vez, a Movile é uma startup que investe e desenvolve projetos tecnológicos e tem como objetivo a alta performance. Além disso, também aposta na relação desses negócios com as pessoas.
Gympass
Já a Gympass é uma empresa focada no ramo dos exercícios físicos. Dessa maneira, em sua plataforma, reúne diversas academias, aulas e profissionais de educação física.
Loft
A Loft é uma plataforma digital que usa a tecnologia para simplificar a venda e compra de imóveis. Foi fundada em 2018, em São Paulo, e conta com o apoio de importantes investidores globais de capital de risco.
Vtex
A Vtex é uma multinacional brasileira e seu foco principal é a tecnologia. A empresa de capital aberto foi fundada em 2000, por Geraldo Thomaz e Mariano Gomide de Faria, e sua sede localiza-se em Londres.
EY (Ernst & Young)
A Ernst & Young é uma empresa multinacional que possui mais de 700 escritórios espalhados por 150 países. Foi fundada em 1989 e sua sede central fica no Reino Unido. Hoje, a EY atua ajudando as organizações a identificar e capitalizar novas oportunidades de negócio.
Sony
A Sony é uma multinacional japonesa, sendo o quinto maior conglomerado de mídias e eletrônicos do planeta.
Johnson & Johnson
A Johnson & Johnson é uma das empresas mais antigas da lista. Foi fundada em 1886, nos Estados Unidos. Hoje ela atua na produção de artigos farmacêuticos, utensílios médicos e produtos pessoais de higiene. Seu destaque vai para as oportunidades internacionais que ela oferece aos seus funcionários.
Bayer
Com mais de 150 anos de história, a Bayer segue sendo uma das principais empresas no ramo da química e da saúde. Sua sede central é na Alemanha, porém, no Brasil, encontra-se em Paulínia-SP.
SAP
Já a SAP é uma empresa que permite que seu negócio seja um sistema único escalável. Desde 2017, a SAP já auxiliou centenas de startups.
IBM
A IBM é uma empresa multinacional que possui 6 sedes espalhadas pelo Brasil: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Hortolândia. Foi fundada em 1911, nos Estados Unidos. Nos dias atuais, sua área de atuação é a informática.
Nestlé
A Nestlé é uma empresa que foi fundada em 1866, na Suíça. Durante toda sua história, ela esteve entre as maiores produtoras de alimentos do mundo. Seu destaque vai para o fato de contratar profissionais de diversas áreas para trabalhar em seus escritórios, fábricas e laboratórios.
Banco Itaú Unibanco
O Banco Itaú Unibanco surgiu em 2008 com a fusão de dois extintos bancos, o Itaú e o Unibanco. Hoje, ele é o maior banco brasileiro, com mais de 5 mil agências espalhadas por todo Brasil.
Empresas e startups: diferenças
Você sabe a diferença entre empresa e startup? Esses dois termos são, muitas vezes, confundidos e usados como sinônimos. Contudo, por mais parecidos que sejam, saiba que eles não são a mesma coisa. Em tradução, do inglês para o português, o termo “startup” significa “começar algo novo“. No mundo dos negócios, ele está muito relacionado à inovação. Startup é uma empresa que está em seu início e ainda não possui um plano de negócios e um produto bem definido.
Olhando pelo lado da lei, para uma empresa ser considerada uma startup, ela tem que ter um faturamento anual de, no máximo, 16 milhões de reais. Além disso, sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) não pode ultrapassar 10 anos.
Por outro lado, as empresas são aquelas que, desde a sua fundação, sempre tiveram um produto e um público bem definido.
Peculiaridades das Startups
Maiores possibilidades de crescimento
As startups são projetadas para sofrerem uma rápida expansão. Pelo fato de, geralmente, serem do ramo da tecnologia, elas conseguem atingir uma fatia maior de mercado quando comparadas a empresas comuns.
Diferentes meios de financiamento
Startups tendem a depender do capital de companhias de risco ou de investidores anjos. Sendo assim, os fundadores das startups costumam contar com a influência desses investidores na tomada de decisões.
Estratégias de negócios final
Para conseguir o financiamento, os fundadores precisam ter definido o que planejam fazer com a companhia. Somente assim conseguirão atrair os investidores.
Startups Unicórnios
Startups Unicórnios são aquelas avaliadas em pelo menos 1 bilhão de dólares. O termo “unicórnio” foi criado pela investidora norte-americana Aileen Lee, em 2013. De lá para cá, o termo ganhou força e, em 2017, o Brasil começou a ter seus primeiros unicórnios. Hoje, nosso País conta com 16, em meio a um registro de 13.465 startups espalhadas por todo território nacional. As 16 unicórnios colocam o Brasil entre os 10 países do mundo com mais startups avaliadas acima de 1 bilhão de dólares.
Dentre as 10 startups mais valorizadas do mundo, está a brasileira Nubank, em 9º, com um valor calculado em 25 bilhões de dólares. O topo da lista é ocupado pela ByteDance, empresa mãe do TikTok e avaliada em 140 bilhões de dólares.