Se você está no último ano do Ensino Médio ou na fase de prestar vestibular, com certeza não restam dúvidas da importância do Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio é a maior forma de ingressar em uma universidade no País, por isso, todos os anos, milhões de brasileiros se preparam o ano todo para se dar bem no momento da prova. Até mesmo, pesquisam sobre dicas para o Enem, para obterem êxito na prova.
Este ano, o Enem 2021 acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro. Está chegando! Pensando nisso, separamos algumas dicas para o Enem 2021 que vão te ajudar – e muito – nessa reta final. Acompanhe este guia completo, pegue firme nos estudos e, assim, você vai arrasar no Enem 2021. Acompanhe!
1. Leia o Edital do Enem
Pode até parecer óbvio para um vestibulando que está prestando vários processos seletivos, mas ler o edital inteiro é imprescindível para a realização de uma boa prova. É o edital que contém informações importantíssimas, que vão desde datas e horários de provas até requisitos para isenção de taxas. Por isso, é essencial que você o leia atentamente!
2. Priorize os assuntos que mais caem
A prova do Enem tem a fama de ser extremamente conteudista, e não é à toa. Nenhum vestibular tem tantas questões como o Enem, por isso, é normal acabar ficando um tanto quanto perdido na hora de saber o que estudar.
Antes de tudo, converse e confie em seus professores. Com certeza eles saberão te orientar muito bem. O que você deve fazer sozinho é saber escolher e priorizar os conteúdos.
Uma dica muito boa é organizar listas com os conteúdos que historicamente mais caem nas provas do Enem. Ao longo do período de estudo, o aluno vai ticando o que já foi estudado e, assim, não deixa nenhum tópico importante para trás.
3. Faça as provas anteriores
Conforme já citamos, a prova do Enem é bem conteudista e única em seu formato; não há nenhum vestibular que tenha um formato semelhante. Desse modo, é muito importante para o estudo, refazer provas de edições antigas do Enem, para se acostumar com as 45 questões em cada dia, avaliar o modo com que as perguntas são elaboradas e muito mais.
4. Leia redações nota 1000
Assim como a prova, a redação do Enem também segue um molde bem típico. Tenho certeza de que você já viu por aí anúncios que divulgam estratégias para ir bem na redação do Enem, e sem dúvida alguma, a melhor dessas estratégias é reler as redações nota 1000.
Lembre-se de que o molde da redação do Enem é sempre introdução, onde o aluno deve contextualizar o tema e apresentar sua tese; dois parágrafos de desenvolvimento, momento de argumentar e defender sua tese; e por fim, a conclusão.
5. Treine sua redação
Outro hábito elementar é treinar a sua redação. Ela é a parte mais importante do exame, afinal, ela pode ser a responsável por aumentar ou diminuir sua nota geral – o que pode melhorar ou piorar sua colocação perante os concorrentes. Portanto, tenha foco nos estudos!
6. Atente-se às notícias
Um dos jeitos mais eficientes para estudar para o Enem é, sem dúvida, estar muito informado sobre as questões da atualidade.
Todos os anos, quando chega a época perto do Enem, milhares de pessoas tentam acertar o famoso tema da redação e sempre alguém acerta, uma vez que os temas sempre estão relacionados com assuntos que têm relevância. Sendo assim, uma das maneiras de estar preparado e mandar bem na redação é assistir aos jornais e ler as notícias.
2021 foi um ano extremamente movimentado no mundo todo. No Brasil, fomos assolados pela crise política, econômica e até hídrica; tivemos as manifestações do 7 de setembro e muito mais. Já no mundo afora, a vacinação contra o Covid-19 e os acontecimentos políticos e guerra do Afeganistão ganharam protagonismo.
7. Crie um horário de estudo
É muito importante frisar que se a saúde física e mental do aluno não estiverem boas, nunca o desempenho estudantil será satisfatório. Diante disso, nada de virar madrugadas estudando, deixar de dormir, ingerir café ou bebidas energéticas em alta quantidade e perder a qualidade de vida.
Crie o hábito de estudar um pouquinho por dia, estabelecer uma rotina mesmo. Por exemplo, segunda-feira é dia de estudar matemática e história, terça-feira, química e português, e assim sucessivamente. Deste modo, você cria um horário fixo de estudo e consegue se dar bem no vestibular, sem sacrificar sua qualidade de vida.
8. Cuide de você e da saúde
Todo mundo sabe que ano de vestibular é super estressante e muitos jovens se descontrolam, contudo, isso não pode acontecer, não há motivos para pânico. Procure manter hábitos que te façam cuidar de sua saúde mental.
Não abandone seus hobbies e sua vida social, tudo isso é muito importante para o seu bem-estar. Tenha uma boa noite de sono, uma alimentação equilibrada, não fique apenas trancado dentro de seu quarto estudando como se não houvesse amanhã. Tenha calma e não se esqueça de cuidar da sua saúde, tudo isso terá reflexo em seu desempenho na prova.
9. Descanse na véspera da prova
A reta final é sempre um período complicado. Começa a dar uma ansiedade, uma angústia, aquele medo de não ter estudado tudo, as crises, os abalos na confiança e muito mais. Contudo, não deixe essas inseguranças abalarem você e não permita que um momento de nervosismo jogue fora tudo o que você estudou ao longo do ano.
Na semana da prova, já comece a diminuir o ritmo de estudo. Tudo o que você poderia fazer, já está feito. Durma e coma bem. Nada de ficar naqueles esquemas malucos de mega revisão. Releia as redações, faça um exercício ou outro, mas nada de se matar de estudar, principalmente um dia antes.
Na noite anterior, durma cedo, relaxe e faça de tudo para não deixar as neuroses pré-prova te pegarem. No dia da aplicação do Enem 2021, não esqueça: caneta preta, documento com foto, garrafinha de água, comidinhas leves para dar energia e lembre-se dos cuidados com a saúde, máscara e álcool em gel.
Agora você está bem mais preparado para o dia da prova com essas 9 dicas para o Enem. Outro fator que pode ajudá-lo no processo é morar perto do local de realização do exame. Sendo assim, conte com a Uliving, empresa que trabalha com moradia estudantil e é a maior rede de student housing do Brasil. Entre no site e tire suas dúvidas!