Você precisa de um apartamento para ficar perto da faculdade? Descubra os prós e contras de alugar apartamento e a solução apresentada pela Uliving.
O trajeto até a faculdade pode ser uma tarefa árdua para quem mora distante dos centros urbanos. Em muitos casos, é necessário mais de um transporte público e horas de deslocamento até o destino final. Esse percurso diário é motivo de estresse e cansaço, além de prejudicar o rendimento de muitos estudantes.
Para facilitar o dia a dia, diversos universitários procuram imóveis ou quartos para alugar, como moradia estudantil ou apartamento, próximo da faculdade. Para decidir com segurança, é necessário conhecer os prós e os contras de alugar apartamento e, assim, escolher a opção com mais garantia e conforto.
Prós de alugar apartamento
Mais barato do que financiar um imóvel
O preço de imóveis em centros urbanos pode ser alto e, por consequência, o valor do financiamento também. Além de ser exigir uma entrada no valor de 40% do preço da residência, o que já é uma quantia considerável, o comprador ainda assume uma dívida a longo prazo. Nesse sentido, alugar quarto ou apartamento durante o período de estudos pode sair mais barato do que comprar um imóvel.
Versatilidade
Morar no mesmo lugar por muito tempo pode ser uma ideia atrativa para algumas pessoas ou aterrorizante para outras. Se você pertence ao segundo grupo, deseja morar em diferentes lugares e ter novas experiências, pode se sentir mais confortável em um apartamento alugado. Dessa forma, poderá mudar sempre que precisar ou desejar novas aventuras. Essa também é uma opção prática no caso de transferência de faculdade.
Não paga por reparos e reformas
Geralmente, quando um apartamento é alugado, a responsabilidade de fazer reparos e reformas é do proprietário. Isso gera uma economia para o inquilino, além de evitar preocupações com os gastos que uma reforma requer. Caso alguma manutenção seja necessária, basta notificar o proprietário para que ele tome as devidas providências.
Mais opções para escolher
Nem sempre é possível comprar o imóvel dos sonhos devido à cotação do mercado imobiliário, principalmente para jovens em início de carreira. No entanto, alugar um apartamento proporciona maiores chances de negociar o valor do aluguel e morar em uma região bem localizada. Isso porque é mais fácil ter o dinheiro para pagar o aluguel mensal de um espaço confortável, ao invés de ter os recursos suficientes para comprar uma casa. Assim, o aluguel possibilita que você tenha mais opções do que teria ao quitar um imóvel.
Contras de alugar apartamento
Burocracia
O aluguel está sujeito a uma burocracia que limita um pouco as ações do cliente. Os contratos têm um tempo mínimo de vigência que, geralmente, duram mais de um ano. Se o inquilino deixar o imóvel antes disso, poderá pagar uma multa por rescisão de contrato. Além disso, é necessário atentar-se às normas estabelecidas no contrato e avaliar cada uma delas. Tudo isso requer um bom planejamento e paciência.
Restrições totais ou parciais
O locador, pessoa que aluga o imóvel, pode determinar várias restrições para preservar o imóvel. Por exemplo: proibir animais de estimação. Esses vetos tiram um pouco a liberdade do inquilino no local, mas não são empecilhos definitivos, pois podem ser negociados antes de fechar o aluguel do espaço.
Problemas com o locador
Mesmo com um contrato assinado, é possível que o inquilino e o locador se desentendam quanto às questões centrais da moradia. Isso acontece porque não existe um padrão de contrato de aluguel. Há algumas determinações gerais que devem constar no texto, mas o proprietário é livre para adicionar mais cláusulas no acordo. Desse modo, o morador fica sujeito a desentendimentos com o dono do imóvel devido a questões que não estão presentes no texto e abrem margem para dupla interpretação. Se o locador estiver aberto para o diálogo, não há motivo para se preocupar. Caso contrário, prepare-se para um longo debate.
Não é permitido reformar o apartamento
Como o imóvel não é do inquilino, não é permitido modificar o apartamento sem o aval do dono. O proprietário pode vetar qualquer mudança no imóvel. Isso limita o morador a colocar sua própria personalidade no local. Alguns locadores até permitem pequenas mudanças no espaço, mas sob a condição de que o imóvel seja devolvido do mesmo jeito que recebeu. Isso significa que você terá que desfazer as modificações antes de entregar o apartamento.
A solução para moradia estudantil
Já pensou em encontrar uma solução que une diversos prós e acaba com os contras de forma inovadora? A Uliving trouxe uma solução para os estudantes brasileiros. A empresa oferece student housing, residências planejadas para acomodar estudantes nos grandes centros urbanos.
Diferente de uma moradia estudantil comum, a Uliving oferece apartamento para estudante com conforto e segurança. O imóvel é completamente mobiliado e proporciona praticidade em troca de mensalidades atrativas. Esse valor inclui todas as despesas básicas, como água, condomínio e internet.
Com um contrato 100% digital e prazos que variam de 6 a 18 meses, a Uliving dispensa um fiador. No caso de desistência, é possível romper o contrato com 60 dias de antecedência e, melhor, sem pagar multa. Além disso, está localizado perto de grandes universidades, conta com segurança 24 horas e permite animais de estimação.