Bacharelado vs Licenciatura
#GraduaçãoSemConfusão com a Uliving
Chegou o momento, futuro Uliver: ensino médio finalizado e #partiufacul
Certamente você se deparou com alguns novos termos próprios do ensino superior.
#GraduaçãoSemConfusão é com a Uliving, então entenda a diferença entre Bacharelado vs Licenciatura!
O que é mestrado? 5 pontos para entendê-lo!
Procurando estágio? 5 dicas infalíveis de como fazer um currículo!
De acordo com o mais recente Censo da Educação Superior, há no Brasil quase 19 mil opções de cursos superiores de bacharelado e pouco mais de 7 mil em grau de licenciatura.
Basicamente, a principal diferença entre o bacharelado e a licenciatura é o caminho de carreira que o profissional pode seguir.
De caráter mais generalista, um bacharelado permite que o profissional trabalhe em diversas áreas dentro da sua especialidade.
Por exemplo, um bacharel em Direito deverá focar sua carreira na atuação como advogado ou juiz.
Já uma pessoa com bacharelado em Matemática poderá trabalhar no mercado financeiro, estatístico, de análise de riscos, pesquisas, tecnologia, entre outros.
Em resumo: o bacharel realiza o exercício da profissão que ele escolheu, mas não pode lecioná-la.
E a licenciatura?
O principal foco da licenciatura é formar professores e educadores.
Por isso, o conteúdo desse curso superior combina matérias específicas da área escolhida com disciplinas ligadas à educação, como Didática, Metodologia de Ensino, Políticas Educacionais, Gestão Escolar, etc.
Quem se gradua em licenciatura obtém o título de licenciado e pode dar aulas em escolas públicas ou particulares, no ensino fundamental ou médio, dependendo da área que escolher.
Para professores universitários, exige-se ainda uma pós-graduação que dê ao profissional a qualidade de mestre ou doutor sobre sua área de experiência.
Ficou claro?
Ressaltando que apesar das diferenças entre Bacharelado e Licenciatura, há alguns cursos onde é possível escolher uma das duas modalidades no decorrer do estudos.
Educação Física, por exemplo, apresenta a mesma grade curricular para ambas modalidades por grande parte dos semestres.
Nesses cursos específicos somente a partir de um certo momento durante a graduação que o foco muda, seja para área do Bacharel ou Licenciatura.
De qualquer forma, a base do curso é mesma, a essência e o ensino estão igualmente estruturados.