A adoção do SISU como a principal porta de entrada da grande maioria das universidades federais do Brasil trouxe um grande avanço aos estudantes brasileiros: a possibilidade de escolher qualquer universidade do país sem precisar fazer todos os vestibulares. Com isso, muitos estudantes de fora optam pela UFRJ e, por isso, precisam procurar uma casa na capital carioca.
Para facilitar o translado diário de casa para universidade, os estudantes costumam procurar por bairros perto da UFRJ. Felizmente, existem muitos bairros próximos a UFRJ que possuem diferentes características, fazendo com que seja mais fácil do estudante encontrar a que mais lhe agrada.
Tijuca
Não é possível dizer precisamente em que bairro fica a UFRJ, uma vez que a universidade possui diversas unidades em que as aulas dos diferentes cursos são ministradas. A Tijuca, entretanto, é um bairro muito interessante para estudantes de qualquer uma das unidades.
Essa vantagem acontece porque a Tijuca possui três estações de metrô e vários ônibus passam lá, fazendo com que o acesso até a universidade seja o mais fácil possível, especialmente para quem estuda na Cidade Universitária.
Maracanã
É muito difícil alguém ouvir o nome “Maracanã” e não remeter ao grande estádio de futebol que recebeu o mesmo nome do bairro em que ele fica. A verdade é que a fama desse bairro ultrapassa as barreiras de futebol e chega até a universidade, uma vez que muitos estudantes universitários moram lá.
A escolha por esse bairro se dá por dois principais fatores: a rede de transportes (ônibus e metrô) que passam por lá é muito boa e eficiente e esse bairro está localizado próximo à Região Central e a Zona Sul (dois locais que abrigam unidades da UFRJ).
Vila Isabel
A Vila Isabel possui praticamente as mesmas vantagens que o bairro do Maracanã tem. A rede de ônibus e de metrô que passa por lá é realmente muito boa, possibilitando acesso aos mais diversos lugares da capital do Rio de Janeiro.
Além disso, a Vila Isabel fica perto da Região Central, da Zona Sul e do próprio Maracanã, o que cria praticamente uma “rede de setores da universidade” que acaba proporcionando um ambiente favorável ao desenvolvimento desta vida acadêmica.
Jardim Oceânico
Apesar de não abrigar nenhuma unidade da UFRJ, o Jardim Oceânico também corresponde a uma ótima opção para quem estuda na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Essa vantagem se desenvolve principalmente devido ao fato deste bairro ter um transporte público muito desenvolvido e acessível.
Além do transporte, esse é um bairro muito procurado por diversos estudantes universitários, já que abriga a PUC RJ e outra faculdade, assim, o ambiente por si só já é meramente universitário.
Gávea
O bairro da Gávea é, sem sombra de dúvidas, o bairro ideal para aquela universidade que é ligado em passeios culturais e curtem um lazer mais tranquilo, ruas silenciosas e ambientes arborizados. Além disso, o acesso para os bairros em que os campus da UFRJ estão localizados é muito bom.
A Gávea é um ambiente em que a qualidade de vida é muito boa, por isso, o valor do aluguel pode ser um pouco mais alto. Ainda assim, o preço elevado é justificável pois esse é um bairro que realmente tem muita coisa boa.
Botafogo
O Botafogo também é um ótimo bairro para os universitários que estão matriculados em algum curso da UFRJ. Esse status se desenvolveu principalmente pelo fato de esse ser um bairro em que o transporte público realmente funciona, sendo possível ir para qualquer lugar da cidade e até para municípios vizinhos partindo de Botafogo.
Além disso, o bairro Botafogo está localizado perto da Urca (um outro bom bairro para estudantes universitários). Esse fato é uma vantagem, pois a Urca abriga um dos polos da UFRJ.
Urca
A Urca é inquestionavelmente um dos melhores bairros para estudantes da UFRJ de todo o Rio de Janeiro. Esse título fica ainda mais verossímil para aqueles que estão matriculados no campus localizado neste bairro.
Além da facilidade de chegar até a faculdade, a Urca oferece uma beleza sem igual para os seus moradores. O bairro possui uma vista belíssima para a Baía de Guanabara, essa característica acaba juntando praticidade, beleza e qualidade de vida.
Região Central
Dependendo do curso, a possibilidade de morar na Região Central da cidade do Rio de Janeiro pode ser muito tentadora e até muito benéfica para os universitários. Essa região beneficia principalmente os estudantes de música, uma vez que a escola de música fica nesse mesmo bairro.
Além da distância favorável para alguns pontos da UFRJ, os estudantes que optarem pela Região Central possuem mais duas grandes vantagens. A primeira é que o aluguel desse lugar costuma ser barato e a segunda é que o transporte público nessa área é bem acessível.
Zona Sul
A Zona Sul é uma ótima opção para os estudantes que irão estudar na unidade Central da UFRJ. Dentro da Zona Sul existem alguns bairros principais, como o Leme e Copacabana. Apesar de não ser exatamente vizinho a um dos principais campus da UFRJ, morar na Zona Sul significa um acesso incrível ao centro de aulas por meio de transporte público.
Mesmo com tantas qualidades, a Zona Sul peca um pouco no quesito orçamento. Isso ocorre porque essa é uma das regiões mais caras da cidade no quesito aluguel. Assim, ao optar pela Zona Sul, é importante que o universitário esteja ciente disso a respeito do valor.
Cidade Universitária
A Cidade Universitária, como o nome sugere, é um grande sonho de moradia para muitos dos estudantes que cursam a UFRJ. Isso graças ao fato de essa área ser ocupada por muitas unidades da universidade, ou seja, muitas das aulas oferecidas pelos cursos são ofertadas lá.
Além disso, é notável que na Cidade Universitária existe a possibilidade de viver a “vida de universitário” de forma total, já que a grande maioria do setor é ocupada pelos estudantes universitários da própria UFRJ e, por isso, a maior parte do lazer existente lá é pensado para esse público.