O intercâmbio é uma experiência de troca cultural em outros países. Também é considerado como uma ótima maneira de aprimorar um novo idioma, por exemplo, o inglês. Ao optar por fazer um intercâmbio, o universitário poderá ampliar seu conhecimento e obter ainda mais oportunidades para o seu aprimoramento profissional. Quer saber como funciona intercâmbio? Então, leia este artigo!
Ter uma experiência de estudo no exterior é o sonho de muitos universitários. Por isso, muitos acabam optando por trancar o curso por um tempo para viver essa experiência. Conheça mais sobre esse assunto!
O que é intercâmbio?
Intercâmbio é uma viagem voltada para o público que esteja interessado em adquirir conhecimentos e conhecer novas culturas por meio de experiências em outros locais do mundo. A principal forma de obter essa experiência é através da realização de um curso ou de um trabalho no exterior.
O foco do intercâmbio é fazer com que a pessoa que embarca nessa viagem tenha oportunidade de obter conhecimentos interculturais. Então, seja para estudar, trabalhar ou somente viajar por um período de tempo imerso em outra cultura, a pessoa que faz intercâmbio volta com um conhecimento maior do que quando embarcou.
De forma geral, existem inúmeras opções de intercâmbio para todos os gostos e bolsos. Muitas agências de intercâmbio possibilitam diversas formas de pagamento e de parcelamento para facilitar a realização do sonho de fazer um intercâmbio.
Entretanto, um intercâmbio não é tão parecido com os pacotes de viagens normais. Então, o preço de um intercâmbio varia muito de acordo com o país e a cidade para qual o estudante deseja ir, a época em que pretende ir, quanto tempo ficará e o tipo de experiência que ele quer fazer parte.
Agora que você já sabe o que é um intercâmbio, deve estar curioso para saber quem pode fazer esse tipo de viagem. Então, veja o próximo tópico!
Quem pode fazer intercâmbio?
Não existe uma idade ideal para fazer um intercâmbio. Na verdade, o mais importante é se atentar para o planejamento da viagem de acordo com a história, perfil, momento de vida e motivação do indivíduo que pretende fazer um intercâmbio, visto que esses detalhes influenciam diretamente no aproveitamento da viagem.
É imprescindível avaliar cada caso e o contexto da pessoa que quer fazer o intercâmbio. Assim, a viagem poderá ser adequada ao perfil do indivíduo. Em razão disso, existem inúmeras opções de intercâmbio, seja para estudantes do ensino médio, do ensino superior e até mesmo para quem está na “melhor idade”.
Você sabe como funciona intercâmbio? Que tal descobrir com detalhes como essa viagem acontece? Então, prossiga com a leitura para o próximo tópico!
Como funciona o intercâmbio?
Existem muitas formas de funcionamento de um intercâmbio, visto que essa viagem se alinha com o perfil e o contexto de cada indivíduo.
Diante disso, são muitos programas com dinâmicas diferentes para proporcionar experiências enriquecedoras para a pessoa que faz intercâmbio.
Especificamente, no caso de estudantes universitários, o intercâmbio começa a partir da realização da matrícula do estudante em um curso no exterior por meio de uma agência de intercâmbio no Brasil.
Quando chega o dia de viajar, o imigrante ou a pessoa que está saindo do país para fazer o intercâmbio é recepcionado por um serviço responsável por guiá-lo para o local de hospedagem.
Durante todo o intercâmbio e o curso, a pessoa fica hospedada na casa de uma família que mora no local escolhido ou até mesmo em uma residência voltada para estudantes.
No primeiro dia de aula no curso, um texto escrito e oral é aplicado para determinar o nível do aluno. O resultado desse teste determina a turma mais adequada para aquele estudante. Conforme o estudante evolui seus conhecimentos e aprendizados, ele pode ser alocado para outras turmas. Na maioria das vezes, as turmas são formadas por alunos de várias partes do mundo.
A duração da aula varia de acordo com o tipo de curso no qual o aluno escolheu e se matriculou. Durante todo o curso, muitas escolas compostas por pessoas que estão fazendo intercâmbio proporcionam uma programação de atividades, festas, passeios e até mesmo viagens.
Ao terminar o curso, o estudante recebe um certificado indicando o tempo de estudo e sua nota média.
Até aqui, você viu como funciona um intercâmbio. Se você está interessado em embarcar nessa aventura, deve conferir as três dicas que fazem parte do próximo tópico deste artigo. Veja!
3 dicas para universitários que querem fazer intercâmbio
Antes de fazer um intercâmbio, você precisa se preparar para viver essa experiência ao máximo. Então, veja as principais dicas para quem vai fazer um intercâmbio a seguir!
1. Determine o lugar ideal e pesquise muito antes de viajar
Antes de decidir fazer um intercâmbio e embarcar, você precisa ter em mente qual é o seu objetivo ao optar por essa experiência. Feito isso, escolha o lugar que mais se alinhe com as suas expectativas e o seu bolso, pois existem muitos destinos para fazer um intercâmbio, por exemplo, há a possibilidade de fazer um intercâmbio para Coreia do Sul ou um intercâmbio no Canadá.
Ao decidir para onde ir, você precisa pesquisar muito sobre a cultura do país de destino, o estilo e o custo de vida do local em que você ficará hospedado. Ademais, é interessante procurar informações sobre como é o bairro e o clima. Se você dirige, é aconselhável que você esteja informado sobre as leis de trânsito e se a sua habilitação de motorista é aceita naquele lugar.
2. Prepare os documentos e visto
Os documentos são um dos itens mais fundamentais para que tudo ocorra conforme o planejado durante a viagem. Então, confira se o seu passaporte está em bom estado de conservação, se é válido e se cobre todo o tempo de duração do seu intercâmbio.
Na maioria dos países, você consegue andar sem problemas no exterior. Porém, em países pertencentes ao Mercosul é permitido circular apenas com o RG.
O visto também deve ser checado antes de embarcar em um intercâmbio, então, não deixe para tirá-lo de última hora, pois o processo pode acabar sendo lento.
Em relação aos documentos, você deve providenciar tudo com o maior tempo de antecedência possível para não ter imprevistos e acabar arrumando problemas para a sua viagem.
3. Veja as acomodações
A acomodação mais apropriada para um indivíduo depende diretamente do intercâmbio escolhido. Se você vai embarcar em um intercâmbio, tenha consciência de que para morar com uma família, por exemplo, você terá que se adequar aos hábitos dela se quiser ter uma experiência de imersão cultural.
Alguns países oferecem moradias estudantis para universitários, mas também é possível alugar um imóvel para se hospedar durante o tempo de duração do intercâmbio.
Ao final da leitura deste artigo, você descobriu como funciona intercâmbio. Então, se gostou do nosso conteúdo, esteja sempre atento aos próximos aqui do blog da Uliving!