Está no plano de vida universitário de qualquer estudante procurar oportunidades para aplicar seus conhecimentos. A formação acadêmica é um ponto de muita importância, uma vez que mostra toda a sua trajetória como estudante e grande parte dos seus conhecimentos.
Neste artigo, vamos te ajudar com essa tarefa. Então pegue papel e caneta e anote já as nossas dicas!
Como preencher o seu currículo?
O currículo é um resumo sobre quem você é, o que sabe fazer e até mesmo os desafios que você está disposto a enfrentar na área profissional da sua vida. Tudo começa por esse resumo e esse documento é indispensável para participar de processos seletivos e ser chamado para entrevista de emprego.
Não existe um modelo de currículo ideal se você procura por estágios. O importante é ser verdadeiro e claro, conter informações sobre você e sua vida. Algumas das principais informações que o seu currículo deve ter, são:
- nome completo;
- nacionalidade e idade;
- endereço, Cidade (Estado) e CEP;
- telefones para contato;
- seu e-mail pessoal (muito cuidado neste ponto, lembre-se de criar um e-mail que não seja vergonhoso de se compartilhar);
- link ou caminho do seu endereço de site pessoal, portfólio ou perfil nas redes sociais;
- seus objetivos profissionais.
- sua formação acadêmica.
Como preencher a formação acadêmica no currículo?
A formação acadêmica no currículo é uma seção totalmente dedicada ao preenchimento do grau de educação do candidato, inclusive a escolaridade do candidato. Nessa parte, inclui-se qualquer tipo de curso ou conhecimento como:
- faculdade;
- pós-graduação;
- mestrado;
- doutorado;
- cursos técnicos;
- ensino fundamental;
- ensino médio;
- cursos extracurriculares.
Para preencher esse tópico do seu resumo profissional, coloque em primeiro lugar o seu grau de educação mais alto. Depois, liste os outros itens relevantes, como seus cursos extracurriculares, certificações que tem ou algum outro tipo de atividade que foi realizada por você e que pode ser interessante para os colaboradores.
Ao colocar a sua formação acadêmica, lembre-se de incluir também o nome da instituição em que foi realizada, o nome completo do curso, a data de início e término junto com uma pequena descrição do seu curso. Simples, certo?
Onde procurar estágio na faculdade?
Muitas universidades possuem portais e murais em seus corredores dedicados à divulgação de vagas de estágio nas empresas. Assim como os sites do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios) que concentram vagas e oportunidades para os que querem seguir com a carreira profissional e acadêmica ao mesmo tempo.
Além disso, você pode criar um perfil em sites de assinatura para receber as vagas e um perfil no Linkedin, para acompanhar as empresas e as oportunidades.
Viu como é tranquilo preencher o seu currículo com a formação profissional?
E você já ouviu falar de coworking? Esse espaço é feito para trabalhar em conjunto em um ambiente tranquilo, confortável, equipado e muitas empresas estão aderindo!