O vestibular acontece todos os anos e um deles é no meio do ano, um processo seletivo que classifica candidatos a universidades públicas e privadas para ingresso no segundo semestre letivo. Também chamado de “vestibular de inverno”, essa atividade ocorre entre os meses de maio e julho, dependendo da universidade.
Se você é um dos estudantes que realizaram o vestibular de inverno, confira aqui algumas listas de aprovados, acesso de inscrição ou inscrições abertas dos principais vestibulares do Brasil.
Dúvidas frequentes sobre o vestibular de inverno
Qual a diferença para o vestibular tradicional?
Além do período, a diferença entre ambos pode variar de curso para curso e de instituição para instituição de ensino. Isso porque o número de vagas oferecidas pode ser menor, porém a concorrência também tende a ser menor, o que equilibra as coisas.
A prova é mais fácil no meio do ano?
Algumas pessoas acham que as seleções do vestibular de inverno possuem um processo mais simples, quando na verdade só o que muda é a relação candidato vs vaga. Dessa forma, o nível de exigência das duas provas é o mesmo e o conteúdo didático é abordado da mesma maneira pelos profissionais que preparam os exames.
Pode ser uma boa oportunidade para treinar?
Sim, como forma de preparação, muitos alunos realizam os simulados para testar seus conhecimentos e sua gestão de tempo. Também pode ser uma boa experiência para quem se aplica nos estudos mas fica nervoso na hora da prova.
Oferece menos cursos?
Como os diferentes cursos que compõem uma universidade funcionam de maneiras particulares e contam com quantidades específicas de vagas, então sim, nem todos são ofertados no vestibular de meio do ano.
Quem fica na lista de espera tem boas chances de entrar?
As listas de espera tendem a rodar menos que as de fim de ano, pois há menos instituições oferecendo vagas, logo, as desistências dos alunos são menos frequentes.
Pronto! Agora você sabe tudo sobre os vestibulares de inverno e pode aproveitar as oportunidades da melhor forma, até mesmo ingressar na faculdade. Acesse nosso site Uliving e confira moradia estudantil perto de sua universidade desejada.