Vários jovens quando entram na universidade precisam se mudar para morar em um lugar mais próximo de onde estudam. Essa é a primeira experiência morando sozinho para muitos deles, e certos aplicativos para universitários podem ajudar nessa nova fase fora de casa. Em moradia estudantil ou não, longe ou perto do centro da cidade, mesmo em diferentes situações, o estudante que está morando sozinho vai ter algumas dificuldades no dia a dia. Alimentação, mobilidade e organização podem ser alguns desses obstáculos.
Por isso, separamos cinco dicas de aplicativos que facilitam a rotina do universitário, a maioria são também tipos de aplicativo para quem mora sozinho. Confira!
Aplicativos para Universitários
1. Delivery
Os apps de delivery são os grandes aliados dos jovens. Seja por não saberem cozinhar ou por não terem tempo de sair para comprar os itens básicos, esses aplicativos garantem praticidade na alimentação e nas compras do dia a dia. Hoje, existem diversas opções de aplicativos de delivery. Além dos mais famosos como Ifood e Rappi, você pode pedir algo para comer no Uber Eats, Apptite e HelloFood. Os relacionados à alimentação são muito variados, oferecendo a refeição já pronta, entregando somente os ingredientes ou até mesmo levando as suas compras do supermercado até a porta da sua casa.
Por conta da pandemia e do isolamento social, o delivery tornou-se uma ferramenta prática e segura de receber suas compras sem precisar sair. Inclusive, abriu espaço para novas categorias, como entrega de itens de farmácia e de papelaria, o que oferece praticidade para a rotina dos universitários que moram sozinhos.
2. Mobilidade
A falta de transportes públicos eficientes pode ser, entre muitos outros, um obstáculo para a mobilidade dos jovens que moram sozinhos e não possuem um veículo. Entretanto, existem diversos aplicativos que auxiliam no deslocamento, os mais conhecidos são Uber, Cabify e 99. Carros, bicicletas e táxis são os meios mais utilizados pelos universitários e também os mais ofertados nos aplicativos.
Se o estudante quiser baratear os gastos com transporte, ele pode fazer uma viagem compartilhada com outras pessoas, recurso disponível em diversas plataformas. Se não, também existem variadas opções de viagens individuais, para todo tipo de universitário. Há também aplicativos especializados em caronas, como o BlablaCar. Eles são muito utilizados pelos jovens que moram sozinhos .
Entre esses aplicativos para universitários, os que estão ganhando espaço atualmente são os que oferecem aluguel de bicicletas. Aplicativos como Yellow, Tembici e Bike Itau são uma ótima alternativa para fugir do trânsito dos grandes centros urbanos e para se exercitar no momento de deslocamento. É um meio não poluente e econômico de se locomover, além de conectar o estudante com os arredores da sua casa.
3. Estudo
A universidade requer empenho e dedicação e os aplicativos de estudo podem auxiliar o jovem que mora sozinho a planejar e manter sua rotina de aprendizagem. Além disso, diversas plataformas oferecem cursos e aulas que enriquecem o currículo do estudante. Os apps que funcionam como temporizador de estudo são ideias para aqueles que precisam de mais concentração e foco na hora de estudar. Existem também os cadernos virtuais como Evernote, Paper e Write, que ajudam a registrar o conteúdo das aulas e a organizar as tarefas acadêmicas.
Os mais populares entre os universitários são os aplicativos de idiomas, como o Duolingo (o mais conhecido no Brasil). A praticidade e o fato de serem gratuitos são fatores que atraem o interesse desses estudantes, que podem fazer as aulas no horário em que estiverem livres. A tecnologia, com certeza, pode ser usada a favor do aprendizado.
4. Organização
Entre todas as dicas de aplicativos para universitários, essa pode ser uma das mais valiosas. Quando o jovem passa a morar sozinho, ele fica responsável por diversas tarefas dentro de casa. Conciliar esses afazeres com os estudos pode ser uma grande dificuldade para quem mora sozinho.
Para isso, os aplicativos de organização podem facilitar essa adaptação. O Todoist, Google Keep e o Organizze são ótimas opções para criar listas e organizar a rotina. Além disso, pode ser feita a organização das tarefas, dos estudos e até mesmo das finanças. Com uma rotina bem planejada e organizada, o universitário consegue fazer uma melhor gestão do seu tempo e estabelecer prioridades no dia a dia.
5. Uliving
No app Uliving, os moradores podem interagir com a comunidade, reservar espaços e solicitar limpezas e manutenções. É um aplicativo essencial para os universitários que moram sozinhos em uma das unidades da Uliving. A Uliving é a primeira e a maior rede de student housing do Brasil. Ela trabalha com coliving estudantil, ou seja, moradia estudantil compartilhada, oferecendo quartos para alugar em capitais de ensino no país. Promovendo praticidade e interação entre os moradores, é uma ótima opção para os universitários que planejam morar sozinhos.
Essa residência estudantil garante facilidade, praticidade, segurança, suporte e bem-estar. Os aluguéis são digitais, a equipe de segurança trabalha 24 horas por dia, o apartamento para estudante já está mobiliado, o wi-fi já está instalado e incluso na mensalidade, e as fechaduras eletrônicas estão presentes nos apartamentos – tudo isso para que o jovem se sinta seguro e confortável morando sozinho.