Você já leu em algum lugar que ter uma trilha sonora para os estudos é algo brilhante pois estimula o cérebro? Pois então, uma pesquisa da organização britânica Mindlab comprovou que alguns tipos de música podem estimular o cérebro. Mas você sabe quais são as playlists de músicas para estudar que melhor funcionam para você?
Neste artigo, você verá:
- quais os benefícios das músicas para estudar;
- dicas de músicas para estudar e se concentrar.
Quais os benefícios das músicas para estudar?
Um grande benefício das músicas para estudar é que o som também ajuda no desempenho da memória de indivíduos com DDA (Déficit de Atenção) e a minimizar o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), segundo o médico Drauzio Varella.
O efeito no desempenho da memória varia de pessoa para pessoa. Ela pode ser motivadora, mas também pode atrapalhar sua concentração e prejudicar a memorização em alguns casos. Portanto, o ideal é que, antes, você faça vários testes com estilos musicais diferentes até descobrir qual música funciona melhor para o seu perfil.
O bom desempenho ocorre nos estudos e o ideal é escolher um estilo de música que combine com o seu gosto musical e com a disciplina que está sendo estudada no momento.
Playlist de estudos para se concentrar!
As músicas são benéficas para ajudar com o desempenho, autoestima e distração. Segundo a teoria de Felipe Lima, especialista em memorização e autor do livro Mapas Mentais e Memorização para Provas e Concursos, outros benefícios de ouvir música para estudar estão na modulação da frequência mental –isto é a modificação das suas frequências permeadas pela atividade elétrica dos neurônios.
Se você se interessou mas ainda não sabe qual a melhor playlist de músicas para estudar, confira abaixo algumas que podem ajudá-lo!
Playlist de estudos com música clássica
Você já deve ter ouvido falar que a música clássica é uma das favoritas para os estudiosos. Isso porque, em sua grande maioria, as músicas não possuem letras para que você tenha que dividir sua atenção e concentração entre os estudos e a sua melodia.
Segundo uma pesquisa do neurobiólogo Gordon Shaw, a música do compositor austríaco Mozart pode turbinar o nosso cérebro. No Spotify você pode procurar pela playlist “This is Mozart” para encontrar as composições que auxiliam bastante no momento dos estudos.
Outro exemplo de músicas para estudar que podem dar certo com o seu perfil de estudante é a melodia “Fur Elise” de Beethoven. As músicas clássicas induzem automaticamente um status de relaxamento para o nosso cérebro, deixando-o calmo, porém ativo para entender a segunda atividade que está em execução – ou seja, seus estudos.
Assim, os estudantes que desejam contar com músicas para estudar podem optar sem medo pela música clássica e, além de Beethoven, indicamos especialmente os compositores:
- Mozart;
- Bach;
- Vivaldi;
- Handel.
Playlist de estudos com os sons da natureza
A natureza produz vários sons diferenciados e, acredite, essas melodias também servem para produzir uma sensação de maior relaxamento ajudando na concentração e foco nos estudos. O barulho do mar, o cantar e sons dos pássaros ou até mesmo a chuva são agradáveis para o cérebro e costumam ajudar no relaxamento, na concentração e no foco.
Encontrar esses barulhos é bem fácil. Você pode procurar a playlist “Nature Sound” no próprio Spotify ou buscar pelos termos no YouTube!
Playlist de lo-fi para estudantes
O lo-fi é o gênero musical que estourou nos últimos anos, principalmente pela constante busca pela concentração. A palavra é uma abreviação de low-fidelity – ou baixa fidelidade –, com músicas feitas de forma despretensiosa, que mesclam ruídos de videocassetes, som ambiente ambiente, chuva etc.
Você pode encontrar esse som em playlists do Spotify como:
- lo-fi beats by Spotify;.
- lo-fi hip hop hits to study da Lofi Girl.
No YoTube você consegue encontrar os hits lo-fi para estudar no canal Chillhop Music – grande influenciador no sucesso do lo-fi totalmente dedicado à essa temática.
Playlist de jazz para os estudos
Outro gênero musical que ganha destaque entre os estudantes e as músicas para se concentrar é o jazz. Este é um estilo que, assim como a música clássica, conta com diversos compassos diferentes, pode ser uma boa ideia utilizar o ritmo para ajudar na concentração.
A playlist Jazz Classics no Spotify reúne diversos artistas como Frank Sinatra, Chet Baker e Betty Carter para ajudar na concentração e a criar seu cronograma de estudos.
Sabendo que as playlists podem ajudar você, agora você já pode reunir as nossas dicas de músicas para estudar e montar o seu repertório. Sem pressão, faça um teste dos que mais funcionam com você, lembrando que nem sempre as músicas podem ajudá-lo 100% na concentração. Tudo depende do seu tipo de perfil.
Se você curtiu esse artigo, confira também como elaborar um cronograma de estudos e manter o seu foco no conteúdo!