Passar em uma universidade muitas vezes representa sair da casa dos pais e ir morar por conta própria, seja por questão de localização do campus ou mesmo por independência pessoal. Alguns estudantes costumam optar por repúblicas ou outro tipo de moradia estudantil, enquanto outros preferem alugar um apartamento. Contudo, não é tão simples morar sozinho, pagar aluguel todo mês, além de arcar com as outras taxas e despesas que costumam aparecer de surpresa. Por isso, a preferência, na maioria das vezes, é a de dividir apartamento ao invés de alugá-lo individualmente.
“Dividir apê”, geralmente, acontece de forma natural, entre conhecidos ou amigos da mesma universidade. O conceito de moradia estudantil vem para provar que isso não é regra. Pessoas que não se conhecem também optam por morar juntas e, hoje em dia, há diversos sites que disponibilizam quartos para alugar ou Student housing.
Vantagens de dividir apartamento
Antes de sair por aí pesquisando “alugar quarto” ou “apartamento para estudante” no Google, é necessário ponderar sobre as vantagens e as desvantagens desse tipo de aluguel. Então, trouxemos algumas dicas para te ajudar a tomar a melhor decisão:
1. Compartilhamento de despesas
Com qualquer pesquisa rápida é possível descobrir que existem diversas taxas envolvendo morar sozinho como o aluguel, a energia, a internet, a comida e daí por diante. Então, essa é com certeza uma das maiores vantagens de dividir apartamento. Você não será o único responsável por lidar com as despesas. Com alguém para compartilhar as dívidas, a carga fica menor para ambos e acaba sendo um ótimo fator custo-benefício.
2. Companhia
Essa vantagem pode parecer estranha num primeiro momento, já que muitos associam a ideia de morar fora da casa dos pais com independência e liberdade. Porém, muitas vezes esquecemos o quão importante é ter convívio social com outras pessoas. Principalmente, se pensarmos em pessoas que mudaram de cidade ou de estado por conta da faculdade. Essa saída representa um afastamento da família e dos amigos, o que muitas vezes ocasiona sentimentos de solidão e isolamento. Com alguém no mesmo apartamento, é possível criar laços de amizade e novas companhias de vida.
Desvantagens de dividir apartamento
1. Convivência
Ao mesmo tempo que dividir um apartamento com alguém pode diminuir a sensação de solidão que algumas pessoas sentem ao se afastarem da família e amigos, pode representar atritos. Somos seres humanos e, durante esse período de longa convivência, desentendimentos e discussões podem surgir no dia a dia. Por isso, é necessário pensar muito bem quem você irá dividir o apartamento. Esse tipo de cautela já diminui a probabilidade de grandes conflitos. Entretanto, é importante saber balancear a situação, ter empatia e compreensão para solucionar os conflitos que inevitavelmente virão.
2. Responsabilidades
Morar sozinho ou acompanhado requer responsabilidades. Não que possuir responsabilidades seja algo ruim, mas muitas das vezes exige uma atenção maior, além de tempo e dinheiro. Por exemplo: quando se mora com os pais é natural não se preocupar tanto com a roupa suja, comida, limpeza da casa e outros serviços domésticos. Não que você não pudesse fazer alguma tarefa assim, mas porque elas, no geral, já estavam divididas com mais pessoas ou destinadas à alguém. Ou seja, isso acabava diminuindo a sua parcela de responsabilidade.
Quando se divide um apartamento, você e seu companheiro(a) de quarto são os únicos responsáveis por cuidar disso tudo. Essa é uma das desvantagens ao dividir apartamento. Se for um empecilho para você, busque alternativas como o student housing, da Uliving, que oferece serviços de limpeza inclusos no valor pago mensalmente. Outro fator bacana é que você pode escolher o tipo de apartamento que mais combina com você, com a opção de um espaço coletivo ou individual! Clique aqui e saiba mais!