A grande realidade é que não só apenas a capital, mas o Estado de São Paulo como um todo, acabam sendo referências na questão relacionada à vida universitária. Isso se deve ao fato de que o Estado de São Paulo possui grande parte das melhores universidades públicas e privadas do país. Dentre elas, Unicamp e USP acabam tendo grande notoriedade na “representação” universitária do Brasil, no exterior. Apesar disso, diante de todo o caos que é comum em grandes metrópoles, e principalmente em uma megalópole como a capital paulista, é sempre uma boa saída conhecer lugares confortáveis para estudar em São Paulo.
Por isso, confira um pouco sobre algumas das principais universidades presentes no Estado de São Paulo, e posteriormente conheça alguns lugares para estudar em São Paulo, mas que também possam te excluir um pouco da correria presente na capital paulista.
1- Universidade de São Paulo (USP)
Fundada em 1934, a USP é a maior universidade do Brasil e uma das maiores e melhores da América Latina. Ela também é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira e tem sido reconhecida por diferentes rankings mundiais pela excelência de seus professores e alunos. A USP é uma das quatro universidades mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo, juntamente com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Univesp (Universidade Virtual de São Paulo).
Com mais de 180 cursos na graduação, é muito difícil que o curso que você deseja não seja oferecido pela USP.
No centro da capital, temos a mais tradicional faculdade da USP, fundada em 1827, ainda na época do Império, a histórica Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. A Uliving possui unidades próximas a diversos cursos oferecidos pela USP, como Pinheiros e Centro.
Se você busca estudar na mais tradicional e renomada faculdade de São Paulo, com cursos em todas as áreas do conhecimento, a USP pode ser o lugar certo para você. Mas não fique para trás! Para fazer parte dos estudantes da USP, você precisa prestar um dos vestibulares. A Fuvest, organizada pela Fundação Universitária para o Vestibular, é responsável por selecionar a maior parte dos alunos. Já o Sisu, Sistema de Seleção Unificado, é realizado a partir do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Ambos possuem sistemas de cotas para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas ou oriundos da rede pública de ensino.
2- Universidade Presbiteriana Mackenzie
O Mackenzie iniciou suas atividades escolares em 1870, quando um casal de missionários presbiterianos, George e Mary Ann Chamberlain, fundou uma escola primária. A fama da escola chegou ao advogado americano John Theron Mackenzie, que mesmo nunca tendo vindo ao Brasil, deixou em seu testamento uma doação à Igreja Presbiteriana estadunidense, para que fosse construído, no local da escola, uma faculdade superior de Engenharia. Surgiu, então, o nome utilizado até hoje: Mackenzie.
Como expresso em seu nome, a Universidade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino superior privada, filantrópica e confessional. Sem fins lucrativos, a universidade possui o objetivo de educar o ser humano para o exercício pleno da cidadania, em um ambiente de fé reformada. Mas, apesar disso, não existe nenhum objetivo religioso por trás de suas operações.
O Mackenzie frequentemente é apontado como uma das melhores faculdades privadas do Brasil, ficando em 4º lugar no Ranking Universitário Folha 2019. O campus principal está em São Paulo, no bairro Higienópolis. Mas há também dois outros, em Campinas e em Barueri.
3- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Fundada em 1962, por ex-professores da USP, a Unicamp é a universidade mais promissora em pesquisa e ensino do Brasil. Se você pretende ser um pesquisador de ponta, a Unicamp definitivamente deve ser cogitada.
A Unicamp responde por quase 10% de toda a produção acadêmica do Brasil e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados. São mais de 33 mil alunos e 66 cursos de graduação ofertados. Além disso, a faculdade representa uma fatia considerável das atividades econômicas e sociais de Campinas.
Apesar da imagem das pesquisas ser atrelada à iniciativa privada, a Unicamp é uma faculdade de ensino público, portanto gratuito, e a sua admissão é realizada através de um vestibular próprio e para alguns cursos é possível também o ingresso através do SISU.
Em 2022, a Uliving chegou na cidade com o student housing para auxiliar na busca de um apartamento para estudante pronto para alugar e morar. Se a sua faculdade dos sonhos está em Campinas, você pode também contar com a Uliving para alugar quartos e moradias estudantis, para melhorar ainda mais a sua experiência universitária.
4- UniSantos (H2)
A Universidade Católica de Santos é uma instituição comunitária de ensino superior, com sede localizada no campus Dom Idílio José Soares. A UniSantos é uma faculdade privada, confessional e filantrópica. Ela é especialmente marcada por sua responsabilidade social, através de projetos e serviços oferecidos gratuitamente à população. Tem como principal objetivo a ampliação de espaços do saber, com intuito de que ele seja compartilhado e socializado para além das salas de aula.
Com 29 cursos no total e mais de 41 mil alunos, é uma boa opção para quem busca moradia estudantil na praia. O student housing da Uliving chegou a Santos em agosto de 2021, com studios mobiliados e apartamentos para estudantes prontos para morar, aproveite!
Conheça 5 lugares confortáveis para estudar em São Paulo
Dentro de uma lógica quase que industrial de produção e consumo, a capital paulista possui uma aceleração das relações muito grande, nas quais muitas das vezes acaba entrando em um clima quase frenético, no qual tudo o que você precisa é desligar um pouco para conseguir estudar. Por isso, confira abaixo alguns bons lugares para estudar em São Paulo.
1- Biblioteca Mário de Andrade – Centro
Localizada na Rua da Consolação, número 94, a Biblioteca que recebe o nome do famoso poeta e romancista brasileiro é a maior da cidade de São Paulo. Além de oferecer uma série de espaços e mesas para que você possa se sentar para realizar suas atividades, o local conta com um acervo de mais de 3 milhões de itens, entre livros, periódicos, materiais audiovisuais e outros mais.
Outro ponto positivo, é que além de ser próximo a estação de metrô, o local oferece diversas palestras e eventos de modo gratuito para a população. Anteriormente tinha como grande diferencial o fato de ficar aberta 24 horas por dia, mas atualmente o seu horário é limitado. Nos dias úteis funciona das 9:00 às 21:30. Já aos sábados, domingos e feriados, ela abre no mesmo horário mas fecha às 19:30.
2- Le Pain Quotidien – Vila Madalena
Localizada na Rua Wisard, número 138, a Le Pain Quotidien é uma rede mundialmente conhecida de padarias e restaurantes. Seu cardápio é bastante variado e é um ótimo lugar para tomar um café da manhã reforçado. Apesar disso, essa rede de padarias oferece instalações bastante confortáveis e aconchegantes para que os seus clientes possam desfrutar de uma bela refeição, mas também consigam ler um livro, ou realizar alguma outra atividade no local.
Pensando nisso, eles oferecem wifi gratuito, o que permite que você possa utilizar aquele espaço para reuniões de trabalho, com amigos da faculdade e até mesmo para formar um pequeno grupo de estudo. Assim como a maioria dos lugares na capital paulista, lá você talvez não encontre silêncio durante boa parte do dia, mas o ambiente é bastante confortável e não é nada que um simples fone de ouvido não consiga amenizar.
O seu horário de funcionamento é das 7:00 até as 18:00, de segunda à segunda.
3- Santo Grão, unidade Oscar Freire – Jardins
O Santo Grão possui uma pegada diferente do exemplo anterior, apesar de também oferecer ambientes aconchegantes e versáteis que possibilitam desde a realização de trabalhos e estudos através de livros ou computadores, também é um ótimo ambiente para integração universitária.
O seu horário de funcionamento é bem extenso e durante praticamente o dia todo, você pode estar tendo acesso a um serviço de qualidade, boa comida, ambiente aconchegante e contato com a natureza, condições perfeitas para a realização de trabalhos acadêmicos e também de leituras.
Funcionamento: 07:30 até 00:00 – Segunda
07:30 até 1:00 – Terça até Quinta
07:00 às 02:00 – Sexta
08:00 às 02:00 – Sábado
08:00 até 00:00 – Domingo
Localização: Rua Oscar Freire, 413 – Jardim Paulista
4- Centro Cultural de São Paulo – Paraíso
O Centro Cultural de São Paulo tem uma pegada mais jovial e possibilita que você fique no próprio ambiente do Centro Cultural, ou se dirija a uma biblioteca que se situa lá. Ou seja, você possui opções variadas de locais que podem ser utilizados para uma boa leitura ao ar livre, mas também pode optar por lugares mais silenciosos como a própria biblioteca. Além disso, no local é disponibilizado o acesso ao wifi de modo gratuito, o que amplia ainda mais as condições para que você passe o seu dia lá realizando atividades de trabalho, ou da faculdade.
Seu funcionamento é de: 10:00 às 22:00 – Todos os dias exceto aos Domingos, que não abre.
Localização: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
5- Biblioteca Parque Villa-Lobos – Alto de Pinheiros
Com diversos eventos culturais e programas permanentes, a Biblioteca Parque Villa-Lobos tem renovações no acervo com bastante frequência. Isso faz do local um ótimo lugar para estudar, mas também alugar livros, filmes e outros tipos de materiais para pesquisa. Além disso, esse local tem como preocupação as questões de acessibilidade, fazendo com que seja possível que PCDs tenham experiências iguais ou similares às demais.
A sua localização é: Avenida Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros.
Horário de funcionamento: De terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.
Agora que você conhece alguns lugares confortáveis para estudar em São Paulo, explore essas localidades e coloque seus estudos em dia!