Que dar um up em seus conhecimentos acadêmicos, ou até mesmo dar uma melhorada em seu currículo profissional? Confira as diferenças entre mestrado e doutorado e seus benefícios.
Mestrado e doutorado: o que são?
Quando decidimos cursar algum curso superior na faculdade devemos ter em mente que existem muitos graus acadêmicos e que eles iniciam pela graduação, o mestrado, por exemplo, se encontra na segunda posição na hierarquia de graus acadêmicos.
Mas afinal, o que é mestrado e doutorado? Há registros de que em 1965 a universidade PUC-Rio trouxe o primeiro curso de mestrado no país, que era ligado à área de educação, quem se forma em mestrado costuma ser chamado de mestre e deseja se aprofundar e até mesmo lecionar como professor(a).
Já o doutorado, ou como também é conhecido, doutoramento, é um curso muito cobiçado que pode durar em média de 4 a 5 anos dependendo da especialização escolhida.
Para você que ainda está perdido(a) sobre os graus acadêmicos disponíveis, segue os graus disponíveis para curso:
- Bacharelado;
- Licenciatura;
- Tecnólogo;
- Especialização;
- MBA;
- Mestrado;
- Doutorado;
- Pós-doutorado.
Diferenças entre mestrado e doutorado
Há muitas diferenças entre o mestrado e o doutorado, por um lado quem finaliza o mestrado é chamado de mestre assim como falamos anteriormente e quem realiza o doutorado pode ser chamado de doutor; mas não são apenas títulos que dividem essas duas especialidades.
O mestrado é dividido em dois pólos podendo ser profissionalizante ou acadêmico, o curso faz com que a pessoa se especialize em uma determinada área.
A principal motivação do mestrado acadêmico é para quem gosta de realizar pesquisas e observações, afinal ao longo dos dois anos de curso o aluno realizará grandes pesquisas com a ajuda de seu professor orientador. Para estar apto a realizar o mestrado o aluno deve passar por algumas fases, além da avaliação de seu currículo ele deverá fazer provas de conhecimentos gerais, teste de proficiência em um idioma estrangeiro, fará uma entrevista e por fim apresentará um projeto de pesquisa.
Já o doutorado é o próximo passo a seguir após completar o mestrado, pois ele irá focar em pesquisas científicas e aprimorar conhecimentos acadêmicos, requerendo uma dedicação mais intensa ao longo dos 5 anos de curso. Se seu objetivo profissional for se tornar um grande pesquisador ou algo do ramo acadêmico, o doutorado é o caminho a ser percorrido.
Ao final do curso de doutorado, o aluno deve defender uma tese diferente de tudo que já existe, e com isso se for aprovado receberá o título de doutor.
Possibilidade de se tornar professor universitário
Para quem deseja se tornar um professor de faculdade ou até mesmo expandir as possibilidades, o mestrado se torna uma opção, pois concluindo o curso as portas se abrem para lecionar em grandes instituições de ensino superior.
É importante relembrarmos que para ingressar no mestrado existem algumas exigências e fases a serem aprovadas, sendo uma delas a exigência de já ter cursado uma graduação.
Custos
Os custos para cursar um mestrado os valores podem variar entre 1.000 a 2.500 por mês em mensalidade, para os que optarem pelo doutorado é muito importante uma organização econômica antecipada, pois os valores podem ser um pouco maiores por se tratar de um curso com longa duração e alto investimento em ferramentas de pesquisas.
Porém, hoje é possível contar com muitos programas de apoio com descontos que farão você economizar nesse investimento profissional ou mesmo não gastar nenhum centavo (que é o caso de bolsas inteiramente gratuitas), com esses programas você poderá estudar com mais tranquilidade sem ter que se preocupar com os altos custos acadêmicos que crescem a cada ano.
Benefícios do mestrado e do doutorado para sua carreira
Assim como qualquer curso acadêmico, o mestrado e o doutorado trazem muitos benefícios para quem os cursam, vejamos alguns deles:
Aumento médio de salário
Sem dúvidas um dos maiores benefícios de ter um mestrado e doutorado são a possibilidades e oportunidades que se abrem no mercado de trabalho, fazendo com que as remunerações sejam mais atrativas. Com o mercado cada vez mais saturado, grandes empresas e instituições procuram profissionais que se destacam em meio a concorrência, oferecendo vagas de grande prestígio e importância.
Entre as grandes oportunidades está a de lecionar como já falamos anteriormente, que para muitas pessoas é uma oportunidade grandiosa e de muito prestígio, quase sempre com uma ótima remuneração.
Reconhecimento e desenvolvimento
O reconhecimento para quem tem mestrado ou doutorado é certo, seja onde for, as pessoas irão te ter como referência acadêmica. Durante o curso de ambas as áreas você irá desenvolver grandes artigos e terá a oportunidade de publicá-los, essa ação certamente atrai as atenções para sua carreira.
Outro grande ponto é o desenvolvimento profissional que você terá até mesmo como pessoa e como um ser que questiona e crítica, a comunicação será usada integralmente já que para concluir o curso seja de doutorado ou de mestrado você precisará de um professor orientador que indicará os melhores caminhos a serem percorridos para que você conclua sua pesquisa/tese.
Qualidade de acesso a ferramentas e pesquisas
Outro benefício para quem cursou ou cursam ambos os cursos acima, é a grande variedade de ferramentas em que ele terá acesso. Além de ferramentas altamente eficazes na construção do seu produto de pesquisa/tese é muito interessante como a troca de conhecimento entre aluno e professor, irá enriquecer sua linha de estudo e pensamento crítico pelo qual você levará em consideração durante todos os seus projetos durante/pós-curso.
Criar inovações
Por fim, mas não menos importante, está o fato de que se você se forma num mestrado e doutorado, certamente você será um criador de inovações que implicaram em olhares no ramo acadêmico e com o auxílio de um orientador as chances de erro serão menores.