Para muitos jovens universitários, um dos grandes desafios da vida é morar fora. Essa situação pode parecer muito difícil pelo fato de ter que sair do conforto da casa dos pais e iniciar a rotina em uma nova moradia estudantil, em uma cidade ou estado diferente.
A moradia estudantil atende todas as necessidades dos jovens para que eles possam se sentir em casa e ter todo o conforto após deixar a casa de seus pais. Por essa razão, é essencial atentar-se às questões da moradia estudantil e saber como escolher a ideal para você.
Ao longo da matéria, você verá o que é uma moradia estudantil, quais são suas vantagens e as principais dicas de como escolher moradia estudantil em Campinas. Continue a leitura!
O que é uma moradia estudantil?
Como o nome já sugere, a moradia estudantil é um lugar voltado para atender o público universitário. A ideia dessas moradias é oferecer um lugar aconchegante, mobiliado e com tudo o que o estudante tem direito para viver bem e com conforto para se dedicar aos estudos da melhor maneira possível.
Portanto, esse ambiente oferece suporte aos moradores, desde sua estrutura física até a socialização dos estudantes, com espaços mobiliados e ambientes compartilhados.
Quais as vantagens de uma moradia estudantil?
Entrar na faculdade é um sonho e uma grande conquista para vários jovens e tudo fica ainda mais fácil quando há a possibilidade de viver uma experiência universitária completa, cheia de diversão e ao mesmo tempo com muito foco.
A Uliving Campinas está localizada ao lado da UNICAMP, FACAMP e PUCCAMP, proporcionando ao universitário um contato único e uma vida universitária intensa. Pensando nisso, confira algumas das vantagens de viver a experiência em uma moradia estudantil:
Fácil organização
O planejamento da mudança de residência é, geralmente, uma tarefa complicada. Portanto, qualquer fator que torne esse processo um pouco mais fácil já pode ajudar muito.
É muito mais fácil encontrar quartos nas moradias estudantis das universidades do que com um proprietário privado, uma vez que tem menos contratos para assinar e menos responsabilidade, além do fato de não precisar gastar o tempo extra buscando por um lugar agradável.
Você estará perto de suas aulas
Pode valer muito a pena no início de suas manhãs estar perto de suas aulas. As moradias estudantis são muito próximas da maioria dos edifícios que você utilizará como parte do seu curso.
Uma oportunidade de experiência única
Considerando as possibilidades de morar em um apartamento ou em uma casa ao longo da vida, viver em uma moradia estudantil pode ser a única chance de aproveitar a vida universitária ao máximo.
Experiência mais intensa
Antes mesmo de colocar os pés na universidade dos sonhos, você provavelmente já terá uma imagem em sua mente de como será o período que você passará lá.
Talvez você se imagine em longas noites na biblioteca ou em festas com os novos colegas, mas isso não importa, tudo será muito mais fácil quando idealizar os fatos nos corredores da moradia estudantil.
Atmosfera potencialmente divertida
Essa será a primeira vez de muita gente morando sozinha, o que cria uma sensação coletiva de aventura e liberdade, na medida correta. Os seus colegas poderão ser animados, festeiros, interessantes e de todas as partes do mundo.
7 dicas para escolher uma moradia estudantil em Campinas
Para não errar ou se arrepender da escolha do imóvel, é muito importante levar em consideração todas as despesas para que seja possível ter uma melhor noção na hora de fazer a escolha da moradia estudantil.
1. Veja a localização
Para esse tópico, é necessário avaliar alguns pontos, como: a segurança do bairro, distância da instituição de ensino, comércios próximos, entre outros.
A localização deve ser analisada com calma, pois é ela que definirá toda a sua rotina de estudante e impactará nas suas condições de deslocamento.
Prefira os quartos para estudantes localizados mais próximos da universidade, assim possibilita que você gaste menos tempo no trajeto e que caminhe diretamente até lá.
2. Pense nos transportes públicos
Mesmo com a possibilidade de morar perto da instituição de ensino, em algum momento você precisará se deslocar para ir a um evento ou até mesmo realizar um estágio.
Para facilitar esse processo, opte por lugares com fácil acesso ao transporte público, como trem, metrô e ônibus.
3. Considere a segurança
A segurança é o fator mais importante. Pensando nisso, veja alguns itens de segurança a serem avaliados:
- Câmeras;
- Fechadura eletrônica;
- Portaria 24 horas;
- Vigia.
Prefira uma moradia estudantil que ofereça todos os itens citados acima. Dessa forma, você poderá passar o dia fora ou até mesmo estudando tendo a certeza de que você e seus pertences estarão seguros em um bom local.
4. Prefira quartos mobiliados
É provável que durante esse processo de busca por um imóvel, você acabe se deparando com uma moradia estudantil não mobiliada, em que o estudante tem que comprar tudo. A melhor opção é encontrar um local que já esteja pronto para receber você.
5. Estude a interação entre estudantes
Outro desafio ao buscar por uma moradia estudantil é saber se interagir com outros estudantes que também moram no edifício ou até mesmo com colegas de quarto será legal.
Se você optar por dividir o quarto com alguém, é sempre bom lembrar de alguns pontos a serem levados em consideração, como:
- Defina regras e horários para evitar uma rotina de estresse;
- Não deixe de dormir bem;
- Respeite os momentos pessoais do colega;
- Procure deixar o local sempre organizado;
- Pergunte antes de convidar amigos;
- Seja coletivo.
Se você decidir alugar uma moradia estudantil individual, apenas respeite as regras do condomínio, casa ou edifício e evite barulhos e desorganizações.
6. Conheça a estrutura física
Antes de alugar uma moradia estudantil, é necessário analisar sua estrutura física e verificar se esse requisito merece ou não a devida atenção. Procure saber se existe algum problema de encanamento, na fiação elétrica ou se o local possui infiltrações.
7. Procure saber a relação dos custos e benefícios do quarto de estudante
Essa questão está atrelada quando se trata da compra ou aluguel de imóveis. Um preço muito baixo pode não compensar quando são consideradas as demais despesas, daí a importância de avaliar se os custos e benefícios são eficientes e se cabem no orçamento.
Para mais informações sobre moradia estudantil em Campinas ou em outras regiões do Estado de São Paulo, acesse o site da Uliving!