Parques, cafés, jardins, espaços de coworking. Qual desses lugares parece mais apropriado para o momento de estudo? E se eu disser que você pode estudar em todos eles? Aprender e ganhar conhecimento é uma das coisas mais importantes que qualquer pessoa faz durante a vida. Para isso, é necessário tomar a iniciativa de estudar por conta própria, o que não agrada muitas pessoas. Mas não se pode desanimar e simplesmente desistir dos estudos. Já parou pra pensar que o motivo de você não conseguir ser eficiente em seu momento de estudo pode ser porque são muitas as distrações ou porque você não tem um espaço definido para essa atividade? Se você quer saber onde estudar em São Paulo e mora no bairro de Jardins ou em suas proximidades, existem alguns espaços que podem resolver seu problema.
Durante a pandemia da COVID-19, muitos estudantes sentiram o impacto de não ter um espaço bem delimitado para o momento de estudos. Quem divide o espaço com outras pessoas, não tem espaço suficiente para uma área só de estudos, tem em casa animais ou crianças que tiram seu foco ou até mesmo vizinhos barulhentos que não te dão paz; sabe que foi difícil manter o foco durante os últimos dois anos. Mas uma solução que se encontrou para tornar mais prazeroso esse momento de estudo foi realizar essa atividade em lugares alternativos, trocando um pouco de ambiente para tornar o aprendizado mais divertido. Para isso, estudantes passaram a transferir seus estudos para lugares públicos como parques, praças e cafés ou áreas privadas de coworking desenvolvidas exatamente para esse tipo de situação. Assim, é possível tornar o momento de estudos mais dinâmico sem tirar sua concentração ou arriscar que seu corpo passe a confundir qual espaço é feito para o trabalho e qual espaço deve ser usado para o descanso.
Se você mora em uma região bem localizada como o bairro de Jardins, em São Paulo, fica mais fácil encontrar os locais mais adequados para que você estude com mais eficiência e tranquilidade, seja por conta própria ou em grupo com outros colegas.
Veja lugares tranquilos para estudar nos Jardins
E então, onde estudar nos Jardins? A região de Jardins, localizada na zona oeste de São Paulo, compreende quatro bairros nobres: Jardim Paulista, Jardim América, Jardim Europa e Jardim Paulistano. A proximidade do bairro de Jardins com a Avenida Paulista, coração de São Paulo, é um de seus grandes atrativos, mas não o único. A região é conhecida por seus bares e restaurantes, que atraem um grande público tanto durante o dia quanto durante a noite. As lojas de rua também são um dos muitos pontos altos do bairro, que abriga a rua Oscar Freire, conhecida pelo comércio de luxo.
Mas também existe um outro lado desse bairro nobre. O bairro de Jardins é bonito, arborizado e – imagino que isso não será uma grande surpresa – cheio de belos jardins. Entre eles e os outros lugares atrativos de Jardins, são muitas as opções para quem procura um lugar tranquilo para estudar. Aqui estão algumas delas:
Santo Grão – Unidade Oscar Freire
A conhecida rua Oscar Freire abriga não só lojas de rua reconhecidas internacionalmente, mas também lugares que são como jóias escondidas, e esse é o caso da unidade do café Santo Grão que fica localizada no número 413 dessa rua. O Santo Grão é apenas uma das muitas opções de cafés onde se pode estudar no bairro de Jardins. O salão possui poltronas confortáveis e um ambiente tranquilo, além de Wi-fi gratuito para os clientes. Além de variedades de café e outras bebidas quentes e geladas, o Santo Grão oferece refeições completas, do café da manhã ao jantar, com opções saborosas e que podem variar dependendo da unidade escolhida por você. Outras unidades do café estão espalhadas pela cidade em bairros como Higienópolis, Moema, Itaim Bibi, Vila Madalena, Morumbi e Cidade Jardim.
Parque Trianon
O Parque Trianon, um dos mais conhecidos da cidade, também está localizado no bairro do Jardins e também é uma ótima opção para quem quer testar novas opções de lugares para estudar, seja sozinho ou acompanhado. O Parque Tenente Siqueira Campos, nome oficial do popular Parque Trianon, é bonito, arborizado e está localizado na avenida Paulista- não é por acaso que a estação de metrô mais próxima leva o nome de Trianon-Masp. Estudar no Parque Trianon é uma ótima opção para quem busca sair um pouco da cidade, mas sem se locomover de verdade. Se o dia estiver bonito, por que não dar um passeio pela Avenida Paulista ao fim da sessão de estudos? Os shoppings, lojas e restaurantes da principal avenida de São Paulo são uma boa opção para se recompensar após o árduo esforço dedicado aos estudos.
Área comum da Uliving Jardins
Mas se você não deseja gastar muito dinheiro, quer mais privacidade ou se preocupa com a segurança em um parque tão movimentado como é o citado acima, também existe uma opção, que pode ser a mais vantajosa entre as que foram citadas. A Uliving é a maior rede de moradias estudantis do Brasil, e está presente em Santos, no Rio de Janeiro e em vários bairros de São Paulo. Sua unidade no bairro de Jardins, como muitas outras, possui uma área comum com um ambiente apropriado para trabalhar e estudar como nenhum outro, com um design pensado para otimizar seu foco e aprendizado. A área comum não se limita a um café ou área externa, mas junta todos esses elementos, além de uma sala de TV e uma cozinha compartilhada que inclui até mesmo uma mesa de sinuca para relaxar depois que o momento de estudo passar. O subsolo conta também com uma lavanderia, um bicicletário, salas de reunião privadas e uma área destinada somente para estudos.
Pelo site da Uliving é possível fazer um tour virtual por todas as partes da área comum e também conferir os apartamentos disponíveis na unidade ou procurar alguma outra localização mais prática para você mas com os mesmos benefícios da Uliving localizada no bairro de Jardins.