Nem só de festa universitária se vive o jovem, também há o bar universitário. O bar de faculdade, pub universitário ou bar universitário, chame como quiser, são ótimos pontos de encontro para os estudantes.
Se tem uma coisa que resume o caráter carioca mais que a praia, esse é o botequim. Aliás, um complementa o outro. Não há nada melhor que terminar um momento de sol e oceano com música, cerveja e petiscos. Se a botecagem é o seu negócio, confira bares no Rio de Janeiro que traduzem com saúde a entidade da cidade, com líquido gelado e muita diversão!
Onde tem uma faculdade, existe um (ou mais) bares de faculdade! O evasivo absolutamente universitário na turno de desprender-se de uma lição chata ou na turno de abafar as mágoas em seguida de uma garantia difícil. Esses barzinhos restaurados são responsáveis pelas maiores confraternizações entre alunos de diferentes salas, cursos e até mesmo de diferentes faculdades!
1- Bar Jobi
O Bar Jobi está no coração do Leblon desde 1956. Não há muito espaço e as mesas são sempre bem-vindas. Este pub é conhecido pelos seus chopes bem elaborados, os tradicionais bolinhos de bacalhau portugueses e o queijo filé mignon preferido da cidade. Testemunho de preferências e tradições, Jobi é considerado patrimônio cultural carioca.
2- Bar Urca
O Bar Urca é outro patrimônio carioca de 80 anos. Desfrute facilmente de iguarias portuguesas únicas, como os premiados pasteizinhos e empadinhas. Mas, além disso, a aparência do bar é inigualável: fica às margens da Baía de Guanabara, com vista para o Cristo Redentor.
3- Academia da Cachaça
A Academia da Cachaça é um bar bem brasileiro, afinal, existe bebida mais típica do que uma caipirinha? A cachaça é a estrela do bar, com cardápio com mais de 100 abas. O destaque do cardápio é a Caipirinha Acadêmica, feita com cachaça, limão e mel.
4- Bar Pavão Azul
O Pavão Azul é um barzinho típico de Copacabana. O bar já foi eleito o melhor da cidade várias vezes e recebeu o título de Patrimônio Carioca. Abriu em 1957, e os bolinhos de bacalhau são a estrela da ementa desde então.
5- Bar Bracarense
Bistrô com preços honestos e mesas e calçadas polêmicas. Para o almoço, o destaque das receitas clássicas da culinária carioca é o risoto de camarão. O Bracarense é um bar de renome mundial. Foi nomeado o melhor do país pelo The New York Times e foi eleito o melhor da cidade quatro vezes.
6- Casa da Cachaça
A Casa da Cachaça, a primeira cachaçaria do Rio de Janeiro, também é considerada patrimônio cultural. No total, são oferecidos mais de 200 tipos diferentes de bebidas, acompanhadas de um menu de petiscos típicos.
7- Carioca da Gema
Em um sobrado no bairro da Lapa, o Carioca da Gema é um dos bares mais animados da região.
8- Casa Paladino (H2)
A Casa Paladino é mais um botequim secular e Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. O lugareiro funciona ainda quanto alojamento e mercearia, mantendo os móveis de lenho e cristaleiras gigantes do passado, que trazem atratividade ao ambiente. Os carros chefes do estabelecimento são as omeletes e os sanduíches, com chopp pra acompanhar. O botequim é simples, mas aconchegante. É uma ótima pedida para o almoço e uma conversa com os amigos.
9- Boteco Belmonte (Copacabana)
O Belmonte é uma cadeia de botecos com saúde conhecida pelos cariocas. A matriz, localizada no Flamengo, surgiu em 1952. Hoje em dia existem nove unidades espalhadas pela cidade. O badalado botequim faz um engenho elegante e está continuamente cheio, nem o calçamento escapa da movimentação. Não faltam opções para petiscar, mas a marca registrada do estabelecimento são as empadas abertas, que circulam a coletividade instante pelo salão, e o clássico chopp Brahma.
10- BHAR! (Tijuca)
O BHAR! é uma ginteria descolada para quem gosta de experienciar drinks diferentes. As bebidas são criativas, têm um ótimo aspecto e vêm com frases divertidas. Outro saliência é a roda de coxinhas, que são servidas de um meio todo especial. É uma atmosfera acolhedora para filtrar horas descontraídas com os amigos.
11- Brewteco (Leblon)
O Brewteco está na altura adequada para quem gosta de cerveja artesanal. A empresa tem quatro unidades e, no total, 66 torneiras plugadas em rótulos nacionais e importados. O menu está recheio de petiscos tradicionais, além de invenções da empresa. O botequim tem atmosfera informal e cara de boteco. Se estiver cheio, não hesite em apanhar sua taça e perfazer a empresa aos frequentadores que ficam na calçada.
12- Void General Store (Leblon)
A Void General Store é o point dos descolados. Lá você encontra camisetas, tênis, bonés, meias e diversos acessórios, balda ainda cerveja, aguardente e comidinhas. Isso próprio, o localista funciona como loja e botequim ao próprio tempo. A Void está presente em diversos bairros do Rio de Janeiro, além de hospedar unidades em São Paulo e Porto Alegre.
13- Coordenadas Bar (Botafogo)
O Coordenadas Bar é uma ótima escolha para tomar bons drinks em uma atmosfera leve. O planejamento bem-sonante é variado, com shows e DJs para animar a noite. No menu, você encontra uma boa ação de cervejas e coquetéis, além de hambúrgueres, pastéis e outros petiscos.
14- Os Imortais (Copacabana)
Procurando um bar descontraído para verificar aquela aposta de futebol imperdível? Esse botequim com atmosfera acalorada e aconchegante é uma boa pedida. Além do clima, o chopp e os petiscos ainda são muito elogiados pelos frequentadores – em especial, a coxinha e os bolinhos de arroz e de feijão.
15- Bar da Laje (Vidigal)
O Bar da Laje tem a imagem mais privilegiada e extrema da cidade: está no Morro do Vidigal, acumulado ao Morro Dois Irmãos e de frente para o oceano do Rio de Janeiro. O menu é com saúde multifário e vai desde porções mesmo uma deliciosa feijoada. Para deixar o clima, não poderia faltar um samba beneficente. Além de ser um bar leve e alto-astral, é uma experiência única e dessemelhante de vida que você neste instante viveu!
Agora que você já sabe para qual bar universitário ir, é só curtir!