Cuidar da sua própria saúde é um ato diário. Claro, como recomenda a comunidade médica, é importante consultar profissionais ao menos uma vez ao ano. Mas incluir esses cuidados diariamente na sua rotina podem precaver problemas e melhorar sua qualidade de vida.
No mês de agosto, a Uliving resolveu criar uma programação especial e falou com três profissionais relacionados à saúde para darem dicas de como melhorar a sua rotina. Falamos com a Andreza, educadora física, a Tânia, nutricionista, e a Marília, terapeuta holística, sobre três pontos importantes do nosso dia a dia: exercícios, alimentação e saúde mental.
A gente separou as dicas em tópicos, assim fica fácil entender como melhorar cada um desses aspectos na sua rotina. Saca só:
Alongamento, postura e exercícios
A Andreza é educadora física, professora de pilates e acupunturista e deu boas dicas pra quem vem sofrendo com dores. Com o EAD e o home office, passamos boa parte do dia sentados – sem as pausas de deslocamento que fazíamos antes. Andar até o metrô, do metrô ao trabalho, do ponto de ônibus à faculdade, tudo isso ficou no passado.
Segundo ela, o ideal é que a gente ainda mantenha minimamente essas atividades ao longo do nosso dia. Levantar a cada meia hora e andar por cerca de 5 minutos ajuda na circulação, na postura e na amenização das dores e desconfortos. Sentados, pressionamos muitas artérias e veias, e ao levantar o sangue volta a circular.
Durante o expediente, pare em alguns momentos, seja para tomar água, seja para colocar aquela música no fone e dançar por 3 minutos. Além disso, ela deu dicas incríveis de alongamento e postura, tanto de exercícios que você pode fazer até sentado.
Aproveitando a deixa, vale procurar algum aplicativo que tenha rotinas, mesmo que curtas, de alongamento. Uma dica que nós damos é esse aplicativo aqui. Disponível tanto para iOs quanto para Android, ele tem algumas séries de alongamentos rápidas, práticas e que ajudam a movimentar o corpo. Existe uma função paga, mas os exercícios disponíveis na versão gratuita já são super completos.
E se quiser saber mais sobre a Tânia e o trabalho dela, é só visitar o site da sua clínica e agendar seu atendimento.
Alimentação e saúde
Pra falar de boa alimentação e saúde, chamamos a nutricionista Tânia Rodrigues, e ela começou o papo falando sobre a nossa nova situação: antes, existia uma facilidade grande em escolher boas refeições fora de casa, mas hoje as opções são menores e somos obrigados a ir pra cozinha.
Mas não vale recorrer aos alimentos mais fáceis e gostosos – pizza e hambúrgueres inclusos. Estamos em um momento que a nossa imunidade é muito importante para lidar com a COVID-19. Por isso, a Tânia deu algumas dicas de como tornar seu dia a dia e sua alimentação mais saudáveis, saca só:
- Planeje sua alimentação. E isso não significa um cronograma fechado de alimentos, mas sim um esboço do que você vai comer nos próximos dias. Isso porque, armazenando com cuidado e segurança, você pode preparar alguns alimentos que serão a base dos seus pratos nos próximos dias e isso otimiza seu tempo na cozinha. Preparar uma boa quantidade de arroz e alguns legumes refogados, por exemplo, não tomam tempo e podem facilitar sua rotina. Com 5 minutinhos fritando um frango, bife ou refogando mais vegetais e verduras frescas, você já tem um prato diverso e rico em diversos nutrientes tendo algumas coisas pré-prontas.
- Conhecer nossos locais de compra facilitam o nosso dia a dia. Isso porque você pode buscar alimentos frescos – hortaliças, frutas, legumes – e sem precisar comprar em grande quantidade e gastar muito dinheiro. Ou seja: conhecer as vendas, supermercados e até mesmo os locais de feira da região ajudam a dinamizar sua alimentação e introduzir alimentos frescos nela.
- Nesse planejamento, devemos pensar sempre em produtos de origem vegetal (grãos, hortaliças, frutas), alguma proteína, como ovos, leite, carne ou grãos ricos em proteína, como o grão de bico, além de um carboidrato, como arroz ou batata, que são super fáceis de preparar.
- Na hora de comprar alimentos frescos, devemos ser seletivos. Por exemplo, as folhas sensíveis, como alface, rúcula, agrião, não duram muito tempo na geladeira. E pros outros dias, vale deixar as hortaliças que duram mais, como a abobrinha, cenoura, repolho, acelga. E tudo isso você pode comprar em uma única ida ao mercado/feira.
- Fiquemos atentos aos alimentos da época. Isso porque a qualidade é melhor – o que faz com que a quantidade de vitaminas seja ainda maior – e obriga a mudança no nosso prato. Como os alimentos são sazonais, sempre mudamos nosso cardápio e consequentemente melhoramos nossa saúde. E sem contar que alimentos da época sempre são mais baratos.
- É importante sempre comer 3 tipos de frutas por dia. Se compararmos, por exemplo, banana, laranja e frutas da época, temos nutrientes diversificados. Uma ida à feira é o suficiente para garantir essa variedade.
- Nesse tempo de picos de ansiedade, desconforto e depressão que a pandemia nos causou, muita gente recorre aos doces – chocolate, por exemplo. O problema é que esse açúcar é digerido rapidamente e logo temos fome de novo, e por isso é importante que a gente coma proteínas o suficiente para que o corpo sinta menos fome. Mas isso não significa parar com os doces, até porque ele são importantes pro bom funcionamento do nosso cérebro, mas sim dosar a porção deles.
- Cuidado pra não confundir sede com fome, ou seja, beba água sempre.
Além disso, ela deu dicas muito fáceis: colocar pequenos grãos nos nossos pratos. Chia, linhaça, quinoa e similares podem ser preparados junto ao arroz, carnes ou consumidos até mesmo em sua forma natural, com iogurtes. E claro, vale sempre procurar um nutricionista para entender melhor a sua dieta, seu metabolismo e o que pode ser bom ou não pra você.
A Tânia é nutricionista e sócia-diretora da RGNutri, clínica e assessoria nutricional.
A meditação e a saúde física e mental
A meditação é uma prática milenar e que desde o século passado vem sendo estudada como parte de tratamentos de questões psicológicas e psíquicas. A terapeuta holística Marília Braga bateu um papo sobre isso com a gente e, além disso, fez uma sessão de meditação guiada pra gente.
Os benefícios da meditação são inúmeros, principalmente porque ajuda por trabalhar com respiração, e isso influencia a nossa pressão arterial e a produção de hormônios, por exemplo. Além disso, estudos mostram uma relação direta com a produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Ou seja: só benefícios.
Pra rotina agitada que nós temos, é muito difícil não ter picos de estresse. Quando passamos por situações de gatilho – estresse e irritação, por exemplo – é normal que nosso corpo reaja, afinal, são reações químicas que acontecem no nosso cérebro. Com a meditação, saímos dessa posição de raiva na reação e conseguimos controlar melhor nossas ações.
Consultar um profissional sempre que possível deve fazer parte da nossa rotina, afinal, cuidar da nossa saúde é nos poupar de problemas futuros, mas também resolver alguns obstáculos do nosso dia a dia. Sempre que possível, a Uliving trará profissionais para conversarem com os nossos moradores, buscando sempre oferecer uma consultoria de qualidade e melhorar ainda mais a qualidade de vida deles.
Curtiu o post? Então fala pra gente o que você achou no nosso instagram.