Tem dia que a gente acorda sem inspiração nenhuma pra cozinhar, né? Claro que, vez ou outra, a vontade de uma lasanha, uma torta ou uma feijoada é forte o suficiente pra mandar a gente pra cozinha e ficar um tempinho ali, mas tem dia que não dá.
E pensando nesses dias – ou em todos os dias, visto que com as rotinas cada vez mais agitadas e ocupadas, sobra pouco tempo para cozinharmos – a gente separou uma lista de receitas fáceis, práticas e gostosas. Tem desde pratos deliciosos para um almoço ou jantar até snacks pro fim de tarde, com opções vegetarianas e veganas, pro gosto de todo mundo. :p
Moqueca Vegana
Um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira, a moqueca – normalmente feita com peixe – recebeu uma adaptação aqui: sai o peixe, entra a banana da terra. Os ingredientes são esses aqui:
Azeite (para cobrir a panela)
1 cebola cortada em rodelas
1 pimentão vermelho cortado em rodelas
1 pimentão amarelo cortado em rodelas
3 bananas da terra cortada em rodelas
1 colher de chá de sal
1 xícara de água
1/2 pimenta dedo de moça
1 xícara de leite de coco
½ xícara de azeite de dendê
Coentro a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Cebolinha a gosto
O processo é muito fácil: refogar a cebola no azeite, acrescentar os pimentões e depois as bananas-da-terra fatiadas em rodelas. Por cima, você acrescenta a cebolinha, o sal, a pimenta do reino e a xícara de água. Pra finalizar: a pimenta dedo de moça cortadinha, o leite de coco e o azeite de dendê. Só deixar tudo cozinhar entre 5 e 10 minutinhos e voilá, tá pronta a sua moqueca! Da Bahia diretamente pro seu prato. Delícia, né?!
Pizza de Microondas
Às vezes bate vontade de comer pizza, mas a espera ou o preço podem desestimular um pouco a gente. Mas quem disse que você não pode fazer sua própria pizza em casa, usando somente o microondas, em menos de 10 minutos? Então segue o fio.
Para a massa, os ingredientes são:
1 ovo
½ colher de sopa de açúcar
½ colher de sopa de sal
½ xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo [vale peneirar antes de colocar no pote]
2 colheres de copa de óleo
½ colher de fermento em pó
Agora é só bater tudo, até a massa ficar uniforme. Depois disso, unte o próprio prato do microondas – claro, depois de higienizá-lo – e coloca a massa nele, espalhando por toda a superfície. É só colocá-la por 5 minutos no microondas, com potência máxima, e rechear do jeito que você quiser.
Depois disso, você cobre a massa com molho de tomate e, em cima, jogue o recheio do seu gosto. Pode rechear com diferentes tipos de queijo, calabresa frita (dá pra deixá-la tostadinha se colocar as rodelas na air fryer), frango desfiado… Tem recheio pra todo mundo. Feito isso, volte a pizza ao microondas por mais 2 minutos e tá feita a sua pizza. 🙂
Chips saudável de abobrinha
A abobrinha é daqueles ingredientes que cabem em 1001 receitas. Tem lasanha, suflê, refogado e até chips – e sério, é bom demais! Olha a receita, que é super rápida:
1 abobrinha cortada em rodelas finas
2 ovos
2 xícaras de farinha de rosca
¾ xícara de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de alho em pó [pode ser ele frito, cortado bem pequeno também!]
1 colher de chá de pimenta do reino moída
1 colher de chá de manjericão desidratado
1 colher de chá de pimenta calabresa
O processo é bem simples: misturar todos os ingredientes secos em uma tigela e em outra, você bate os ovos. Pegue a abobrinha, molhe nos ovos, depois passe na mistura de farinha, queijo e temperos (que podem ser substituídos conforme o seu gosto!). E aí é só colocar em uma forma e mandar pro forno pré-aquecido a 230 °C, por 15 ou 20 minutos, virando os chips na metade do tempo para ficarem crocantes de ambos os lados. Claro que dá pra fazer na air fryer também! 🙂 Curtiu? E o melhor dessa receita é que rola fazê-la com vários outros legumes, como inhame, berinjela, cenoura e mais um tanto!
Ratatouille
O prato que fez o ratinho da Disney um dos personagens mais famosos dos últimos anos (e rendeu um dos jogos de videogame mais legais da nossa infância) é muito simples e saudável. Basicamente, é só cortar todos os ingredientes em rodelas, colocá-las em uma forma e… voilà! Tá feito o seu Ratatouille! 🙂 Os ingredientes são esses
1 berinjela cortada em fatias
1 abobrinha cortada em fatias
1 pimentão amarelo cortado em fatias
1 pimentão vermelho cortado em fatias
4 colheres de sopa de azeite
½ cebola em rodelas finas
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
5 tomates picados sem semente
2 colheres de sopa de manjericão
2 colheres de sopa de tomilho
1 ramo de alecrim
pimenta do reino a gosto
sal e temperos a gosto
De início, você vai cortar a abobrinha e a berinjela em rodelas e salpicar um pouco de sal ou tempero pronto em cima delas. Deixe essas rodelas descansando por um tempinho – elas formarão uma água no fundo do recipiente e você deve jogar esse líquido fora e depois secar as rodelas com papel toalha. Na sequência, você coloca um fio de azeite em uma frigideira e coloque as rodelas para gratinar – só pra perderem um pouco mais do líquido e ficarem mais encorpadas/sequinhas.
Nessa mesma frigideira, depois de gratinar as rodelas, você coloca mais um pouco de azeite e refoga a cebola, o alho e depois acrescente o tomate, o alecrim, a pimenta do reino, o manjericão e o tomilho. É só deixar lá por um tempo, até desmanchar.
Feito isso, é só cobrir um refratário com esse extrato de tomate, e colocar alternadamente as rodelas dos legumes – berinjela, abobrinha, pimentões e cebola. Pra fechar, regue com um pouco de azeite e temperos ao seu gosto, cubra com papel alumínio e coloque para assar por 30 minutos, em forno pré-aquecido, a 200 ºC.
Bolo de banana na caneca
Para o recheio:
½ banana amassada
1 colher de sopa de gotas de chocolate [pode ser uns pedaços pequenos de chocolate mesmo]
Líquidos:
1 ovo
2 colheres de sopa de óleo vegetal
2 colheres de sopa de mel
3 colheres de sopa de leite
¼ de colher de chá de essência de baunilha
Massa:
7 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de cacau em pó [achocolatado serve, mas o sabor não é o mesmo!]
½ colher de chá de fermento químico
⅛ de colher de chá de sal [a famosa “1 pitada de sal”]
Em um recipiente, é só amassar a banana e acrescentar as gotas de chocolate. Em outro, junte todos os líquidos e misture bem, assim como em um terceiro recipiente você deve misturar todos os ingredientes da massa. Feito isso, jogue os líquidos misturados juntos à mistura da massa, mexa bem e separe duas cancelas. Coloque ¼ da mistura em cada, depois cubra com metade do recheio em cada cena, e por último o restante da massa, dividido entre as duas canecas também. Dá até pra colocar uma rodela de banana em cima pra fazer um charme. :p
E feito isso tudo, é só colocar no microondas por 1 minuto e 10 segundos, ou até 1m25s, em potência máxima. E depois? Só se deliciar – e de quebra são duas porções, ou seja, dá pra dividir com alguém. 🙂
Lasanha de microondas
E quando você abre o instagram e vê aquela memória do almoço em família com a famosa lasanha daquele seu tio metido a cozinheiro… Bate saudade (e muita água na boca), né? Pois aqui temos uma receita super fácil de lasanha pro microondas. Os ingredientes são:
120g de ricota
50g de espinafre
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, dividido
½ colher de chá de sal
¼ de colher de chá de pimenta
120 ml de molho de tomate
4 folhas de lasanha prontas para assar, quebradas na metade
120g de mussarela
Essa aqui não tem erro. Em um pote, você vai misturar a ricota, o espinafre, a salsinha e 1 colher de sopa de queijo parmesão. Feito isso, vá para a montagem da lasanha em um pote que possa ser aquecido no microondas (preferencialmente de vidro): uma camada de molho de tomate, 2 folhas de lasanha, a mistura da ricota e a mussarela ralada. Aí pode repetir o processo: mais uma camada de molho, 2 folhas da massa, a mistura de ricota, mais molho de tomate e, para finalizar, mais mussarela e o restante do parmesão. Feito isso, é só colocar o pote no microondas por 7 minutos, em potência máxima, e aproveitar esse prato delicioso. 🙂
Pudim de leite condensado com paçoca sem lactose
O pudim é uma sobremesa centenária, mas que todo dia ganha uma variação nova – tem pudim com fruta, com sorvete, com tapioca… Esse aqui é o nosso tradicional pudim de leite condensado, em uma receita super prática, sem lactose e com um toque da paçoca.
2 caixas de leite condensado sem lactose
300ml de leite semidesnatado sem lactose
2 ovos + 1 gema
8 unidades de paçoca
1,5 xícara de açúcar
Primeiro, derreta o açúcar em panela, em fogo baixo, pra fazer aquela caldinha/caramelo sensacional do pudim. Separe a forma – a redondinha, com furo no meio – e cubra toda a parte de dentro com essa mistura.
No liquidificador, misture o leite condensado, o leite, os ovos e 6 unidades da paçoca. Bata tudo e, depois de ter untado a forma com o caramelo, despeje a mistura lá dentro. Agora é só colocar a forma em banho-maria no forno, que deve ter sido pré-aquecido, a 180 ºC, por 1h30. Depois disso, é desligar, deixar esfriar e colocar na geladeira por 3h, e aí sim desinformar. Por último: esfarelar as outras 2 paçocas por cima do pudim, e se deliciar com essa receita maravilhosa.
Pão de queijo com 3 ingredientes
Poucos pratos tem mais cara de Brasil do que o pão de queijo. Do Rio Grande do Sul ao Amazonas, a receita mineira faz parte do cotidiano de todo brasileiro e, pasmem só, não é tão difícil de se fazer em casa. Olha o que você precisa:
500g de queijo do seu tipo preferido ralado [idealmente queijo meia cura ou parmesão fresco, os outros podem fazer a massa derreter no forno]
1 caixinha de creme de leite
Polvilho [azedo, preferencialmente]
Depois de ralar o queijo (se não o comprar ralado), misture-o com o creme de leite em uma tigela até atingir uma consistência uniforme. Depois disso, vá colocando o polvilho na tigela, até que a misture dê um ponto em que não grude na colher ou na mão – assim você conseguirá fazer as bolinhas do pão. Feito isso, é só criar as bolinhas e colocar numa forma untada com óleo, com um espaço entre cada uma delas, e colocar no forno pré-aquecido a 200 °C por 30 minutos. Feito isso, bom apetite! 🙂
Torta de presunto e queijo
Sabe aquela comida com gosto de café da manhã na casa de vó? Então, essa torta de presunto e queijo é uma dessas. Super prática, a torta pode ser um ótimo café da manhã ou lanche da tarde – ou os dois.
300g de farinha de trigo
150 ml de água
suco de ½ limão Tahiti
65 ml de azeite
sal
100g de queijo provolone ralado
4 fatias de presunto
100g de queijo parmesão ralado
2 ovos cozidos cortados em fatias
100g de requeijão cremoso
Primeiro, a massa: Misture a farinha, a água, o suco do limão, o azeite e o sal em uma tigela e misture até ter uma massa homogênea. Feito isso, separe a massa em 2 partes iguais – você vai precisar abrir ambas as partes em uma mesa para que fiquem um pouco maior do que a forma que você vai usar. Depois, cubra a forma com a primeira parte e coloque o queijo provolone, as, fatias de presunto, o queijo parmesão, os ovos e o requeijão cortado em tiras. Cubra tudo com a segunda parte da massa e coloque no forno a 180 ºC, já pré-aquecido, por 40 minutos.
Depois de pronta, é só se deliciar e lembrar das comidas de casa. Até que não é tão difícil, né?
E aí, tem alguma receita pra indicar pros Ulivers? Mande lá no nosso instagram, o @UlivingBrasil, e também nos conte se fez alguma das receitas e se deu tudo certo (ou não)!