Outubro é um mês de muitas datas comemorativas. Antes do Halloween fechar o mês, é tradição em muitos lugares do mundo a realização das Oktoberfest, as festas inspiradas na tradição alemã e regadas a muita cerveja e comidas típicas do país da Adidas e da Puma.
E é claro que a gente não deixaria essa data passar batida aqui na Uliving. Por isso, na última semana, fizemos as nossas próprias edições da Oktoberfest, com tudo o que a ocasião pede.
Mas antes da gente contar como foram as festas, você sabe como e porque a Oktoberfest surgiu?
No início do século XIX, no território da Baviera, que posteriormente viria a ser parte da atual Alemanha, o Rei Ludwig von Bayern se casou com a princesa Sachsen-Hildburghausen e deu uma grande festa de casamento. Os convidados? A cidade inteira, dos mais nobres à população comum.
A festa consistia em desfiles, corridas de cavalo e, claro, comidas e bebidas. Eis que a festa foi considerada um marco do ano na cidade e os participantes decidiram recriar o festival no ano seguinte. Desde então, em Outubro de todos os anos ocorre em Munique (capital do estado) a tradicionalíssima Oktoberfest, que foi exportada para diversos países do mundo.
O Brasil sedia a maior Oktoberfest fora da Alemanha no mundo todo: a de Blumenau. Ainda que a cidade catarinense não tenha sido a primeira do país a organizar sua versão brazuca do festival, é nela que ocorre a maior Oktoberfest das Américas. Segundo estimativas, são mais de 700 mil pessoas na última edição e mais de 450 mil litros de chope e cerveja.
Na Uliving 433, a festa rolou numa noite de sexta, no rooftop da unidade, com uma ventania gelada que claramente não foi o suficiente para afugentar os nossos moradores. Até porque se frio e cerveja não fosse uma boa combinação, a Alemanha não seria um dos países que mais bebem a iguaria no mundo – segundo uma estimativa de 2018, são consumidos em média 96 litros de cerveja ao ano por cada cidadão alemão, colocando o país em terceiro lugar na lista de maiores consumidores. Na frente da gigante europeia somente as gélidas Polônia e a República Tcheca.
Saúde: vem ver as dicas que profissionais deram à nossa comunidade na primeira Semana da Saúde da Uliving
Ah, e claro: teve comida. Como é de costume, as salsichas típicas fizeram parte do cardápio, assim como variados tipos de linguiça na chapa. A origem disso é, claro, os períodos medievais e a história do país. A carne de porco é muito comum na Alemanha, além das salsichas e linguiças temperadas serem tradição. Isso porque, no passado, era preciso armazenar de alguma forma os excedentes de carne que não eram consumidos de imediato. Aí que colocaram várias iguarias para disfarçar os sabores de decomposição. Claro que hoje em dia o processo é bem mais higiênico e menos perigoso, mas o apreço pelo sabor e pelos temperos foram o que fizeram as iguarias se manterem nos pratos até hoje.
O João Vitor, morador da Uliving 433, é da cidade que teve a primeira Oktoberfest do Brasil. “Como teve uma mudança no quadro dos moradores, serviu como um momento de descontração e integração e veio a calhar como um momento para conhecer os novos moradores.“, foi o que ele disse sobre o evento.
E segundo ele, a Oktoberfest serviu “(…) para fortalecer os vínculos com os moradores que já estavam aqui no prédio e criar novos vínculos. E acho que se encaixou bem com a proposta da Uliving de Comunidade”.
Outro lugar que teve muita comida, com direito às tradicionais salsichas e linguiças, foi a Uliving Rio. Lá, a festa aconteceu no meio da tarde de um sábado ensolarado. O chope foi instalado no rooftop e, claro, teve muita música e comida.
A galera se animou: até gente com trajes típicos apareceu por lá. O Vini, que é esse nosso morador dedicado ao evento e figura carimbada em absolutamente tudo o que acontece na Uliving Rio, falou um pouquinho sobre o que achou do evento:
“A gente entrou no clima, tomou um chopp com o pessoal, e foi super bacana. A gente conseguiu interagir com uma galera nova aqui na Uliving e conseguiu inserir o pessoal na nossa conversa”. A única dificuldade que eles passaram foi “a dificuldade de terminar o barril de chopp”. Assim fica fácil, né?
E na Uliving Jardins, o almoço de sábado em si já foi diferente. O Gomo Bar & Café, que foi instalado dentro da unidade para os moradores, foram servidas algumas especiarias assadas, como asinhas de frango com um tempero especial e uma salsicha com ketchup de curry. Demais, né?
E claro que uma boa bebida não ficou de fora: teve chope IPA e Lager, para agradar a todos os gosto, e cerveja Wit – a tradicional belga que ganhou o mundo por seu sabor cítrico e seu toque de trigo. O Héctor, morador da Uliving Jardins, falou que “Ainda que a gente esteja morando aqui na América do Sul, sentir e experimentar uma cultura europeia, como a da Alemanha, é muito legal.”
“É uma experiência gastronômica e cultural que o ambiente ofereceu, a música… tudo isso é muito legal. A gente conseguiu experimentar um dos pratos típicos deles, e ter um bar em casa, com chefs profissionais é um plus. Por isso a experiência da Oktoberfest é ainda melhor.”
E ainda teve elogio pro time do Jardins, que é incrível “E vocês [Uliving] têm uma equipe muito disposta a trabalhar e sempre fazem as coisas com muito trabalho, com muito carinho, e isso faz a gente [moradores] se sentir muito querido.”
Curtiu o nosso relato da Oktoberfest? Quer viver um pouco disso? Então vem morar com a gente! Sò pra deixar com gostinho de quero mais: no fim deste mês de outubro, ainda vão rolar comemorações de Halloween! Se quiser saber como foi, fique de olho nas nossas redes sociais, principalmente no nosso instagram, o @UlivingBrasil.