Possivelmente, você já ouviu falar sobre ESG, que é a sigla para Environmental, Social and Governance, usada pela primeira vez em 2004, pelo Banco Mundial e pela Organização das Nações Unidas. Kofi Annan, então secretário geral da ONU, questionou CEOs de instituições financeiras do mundo sobre como integrar os fatores ESG ao mercado de capitais. Em 2020, a pauta voltou a ser discutida no Fórum Econômico Mundial, quando foi divulgado o relatório com a definição universal de métricas sociais, ambientais e de governança.
ESG
As ações relacionadas à adoção de políticas ESG são um importante posicionamento de diferenciação, que gera valor aos envolvidos e podem afetar a performance de uma empresa. É fundamental, por isso, que as expectativas de investidores, clientes e stakeholders estejam alinhadas.
Comunidade e desafios
No contexto da Uliving, nosso público de moradores e colaboradores faz parte de gerações que se mostram extremamente preocupadas e engajadas com assuntos dessa temática. As preocupações das novas gerações estão diretamente relacionadas à temática ESG. Uma das características comuns a Millenials e geração Z é que ambos olham para essa agenda para entender com quais empresas gostariam de se relacionar – tanto do aspecto do consumo, quanto do emprego – e o que está sendo feito para ajudar a criar um mundo mais sustentável e equitativo.
Um de nossos desafios, hoje, é desenvolver os conceitos de ESG no dia a dia, em ações relevantes para nossa comunidade e empresa e traduzir em ações efetivamente práticas.
Vamos falar de prática?!
Ao longo das próximas semanas, abordaremos, em diferentes contextos, alguns conceitos e diretrizes que reforçam nossa cultura e, fortalecidos pelos diferentes eixos de ESG, colaboram para efetivamente desempenharmos nossa missão.
Vamos repensar o dia a dia do negócio para reduzir impactos no meio ambiente, reforçar nossa governança e códigos de conduta, otimizar processos de administração e adotar práticas que contribuam na construção de uma sociedade mais justa, diversa e responsável e nos permitam transformar o jeito como o jovem se relaciona com a sociedade.