As universidades públicas do Rio de Janeiro são excelentes. Cada uma é um mundo: fora da entidade de ensino, ela produz novos conhecimentos, técnicas e tecnologias transversalmente da pesquisa. Além disso, por meio da extensão, esse conhecimento chega à sociedade na figura de programas, projetos e ações que melhoram a alma de muitas pessoas. Tudo isso acontece dentro e fora dos campus, polos universitários e em qualquer lugar que possam circular, todos os dias, professores, alunos, pesquisadores, servidores e outros colaboradores.
Neste texto, vamos mostrar uma lista de universidades públicas no Rio de Janeiro:
Quem está na fase de adotar uma marcha transcendente precisa estimar vários fatores para fazer qualquer decisão, uma delas é decidir em qual associação de ensino estudará. As melhores universidades do Rio de Janeiro se destacam nos quesitos: ensino, mercado, internacionalização, pesquisa e inovação.
Antes de apresentarmos as principais instituições cariocas, vale a pena apresentar um método interessante que os estudantes podem fazer para avaliar a diversidade dos cursos superiores. Estamos falando do assentamento que o MEC (Ministério da Educação) atribui para cada exame transcendente do país, exame que pode ser feito no site do INEP.
A seguir, descubra um pouco mais sobre as cinco melhores universidades do Rio de Janeiro. Confira!
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
A UERJ ocupa o primeiro lugar entre as melhores universidades do Rio de Janeiro. No ranking nacional, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro está entre as vinte melhores, ocupando a 17° posição. Embora em geral seja a segunda opção dos estudantes cariocas, atrás da UFRJ, dependendo da posição da localização, a UERJ pode ser a melhor opção.
No ensino obrigatório, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro ocupa a 25° posição em grau nacional. Assim quanto a UFRJ, é uma opção especial para os estudantes que desejam receber o sustento de professores qualificados e ingressar na profissão acadêmica.
Na exigência de mercado, a UERJ está no top 10 das melhores do país, ocupando a 10° posição. Isso significa que o título na sociedade também tem vasta relevância em seleções de emprego. Em internacionalização, a UERJ ocupa a 12° posição; na exigência de pesquisa, 13°. Em inovação, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro ocupa a 33° posição.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro, e uma das maiores e mais prestigiadas universidades do território e da América Latina. Possui campus em oito cidades do estado, sendo o maior deles localizado na vila do Maracanã, na praça do Rio de Janeiro.
Os outros campus estão situados nos municípios de Petrópolis, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Resende, Teresópolis, São Gonçalo e Duque de Caxias, afora de unidades externas nos bairros de Botafogo, Lapa, São Cristóvão, Rio Comprido, São Francisco Xavier, Campo Grande e Vila Isabel (todos na capital). Na soma de todos os campus, a UERJ possui um total de 100 cursos de graduação, 63 cursos de mestrado, 46 cursos de doutorado, 2,8 mil professores e 43 mil alunos matriculados entre graduação e pós-graduação.
Universidade Estadual do Norte Fluminense
A implantação de uma universidade pública agora age como uma extensão do campus de Campos dos Goytacazes (RJ), em que tempos atrás foi palco do deslocamento da instituição organizada, e conseguiu contar na Constituição Estadual de 1989. Um remédio democrata prevendo a ocupação da Universidade Estadual do Norte Fluminense.
A ação envolveu entidades, associações e lideranças políticas. Seriam necessárias pelo menos 3 mil assinaturas, mas os organizadores conseguiram 4.141, sem contar milhares de outras não qualificadas.
A UENF foi a primeira universidade brasileira onde todos os professores têm doutorado. A destaque na consulta e na pós- categoria, sem parecido na tradição da universalidade brasileira, faz da UENF uma universalidade para formar cientistas.
Por ter adquirido a maior percentagem de ex-alunos participantes da Iniciação Científica concluindo cursos de mestrado e doutorado, a UENF ganhou, em 2003, o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, confrontado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Por grandeza do regulamento, a associação vencedora tem que realizar um espaço sem coexistir à premiação. Assim que a UENF voltou a coexistir, em 2009, foi recentemente premiada.
UEZO
A UEZO surgiu em 2005 com os cursos superiores tecnológicos e produção de sistemas, biotecnologia, direção da edificação naval, polímeros e processos metalúrgicos, a motivo de chamar produção a área visando principalmente a retirada de Itaguaí. Em 2008, foram abertos mais quatro cursos que passaram a adicionar reforços para a área. Os cursos plenos criados foram de Farmácia, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas e Perícia da Computação.
Até janeiro de 2009 a UEZO era ligada à Faculdade de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ), não gozando de independência administrativa e financeira, operando na abordagem quão mais uma das unidades da rede FAETEC. Ao largar desse vínculo, seu vestibular passou a estar pela própria repartição de coleção acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), aprimorando o nível da organização média dos seus novos estudantes, e, por fim, adotando o sistema de cotas na faixa de 3000 vagas.
Em 22 de março de 2022 a UEZO foi absorvida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), fazendo da antiga sede universitária de Campo Grande o moço campus UERJ Zona Oeste (ou UERJ-ZO).
Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
A Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) é uma identidade acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Localizado na Vila São Luís, na Baixada Fluminense, o campus da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF se destaca por seu mérito em dar participação científica em filiação com a comunhão da Baixada. Fundamentada nos três pilares da universalidade: ensino, pesquisa e extensão, a identidade oferece os cursos de categoria em pedagogia, geografia e matemática.
Faculdade de Formação de Professores
Um campus que se destaca é o da Faculdade de Formação de Professores, em São Gonçalo. Este é o maior pólo especializado de composição de professores da disposição, tendo resolução mais visível ao gigante número de aprovados nos concursos públicos por coletividade no Brasil. Oferecendo os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras (Português/Literaturas e Português/Inglês), Matemática e Pedagogia.
Sua validade é ampliada em que tempo analisamos que é um pólo avançado de composição de individual de grau transcendental por pedaço da universalidade numa das principais cidades da disposição do Rio de Janeiro. Seus decentes são residentes, em sua maioria, de São Gonçalo.
Porém, em crescente, as cidades de procedência dos mesmos são: Niterói, Rio de Janeiro, Itaboraí, Baixada Fluminense, dentre outras. Há muitos anos, os estudantes deste campus reivindicam a execução de um ônibus gratuito entre os campus, que ligue o campus de São Gonçalo ao do Maracanã.
Agora que você já conhece as melhores universidades públicas do Rio de Janeiro, chegou a hora de conferir as datas do processo seletivo e escolher qual combina mais com a sua vida!