O bairro encantador de Pinheiros é considerado pelos historiadores um dos bairros mais antigos da cidade de São Paulo. Há uma grande diversidade na região, misturando a vida noturna agitada de bares e restaurantes com ruas com casas e vilas, cafés, galerias de arte e áreas de lazer.
Sem dúvidas, esse é um dos bairros que tem de tudo na cidade, desde as casas mais antigas e históricas até os edifícios mais modernos. Além disso, a região possui uma vida cultural única e muito benéfica para os estudantes que procuram um bairro da cidade para morar.
Se você é universitário e está a procura de um bairro bom e cheio de variedades, conheça o bairro de Pinheiros! Ao longo da matéria, você verá os principais motivos e vantagens de morar em Pinheiros e algumas dicas para os universitários que desejam morar nesse bairro nota mil. Continue a leitura!
Por que morar em Pinheiros?
A excelente localização do bairro junto a sua infraestrutura já são dois grandes motivos para se acostumar com a ideia de morar no local. Pinheiros é considerado um dos bairros mais nobres e antigos da cidade de São Paulo.
A região localizada no Alto de Pinheiros abrange centenas de casas e apartamentos de alto padrão disponíveis para aluguel, além de conter diversos bares, restaurantes e empresas.
Devido a sua localização central, uma das melhores vantagens é que tudo fica mais perto, possibilitando a ida a pé ao trabalho, por exemplo. No entanto, a acessibilidade é um ponto forte na região.
Há diversas linhas de ônibus espalhadas pelo bairro e uma estação de trem e metrô que facilita o acesso a todos os pontos da cidade. Um exemplo é a Linha Amarela do metrô que leva os passageiros até a Avenida Paulista em questão de minutos.
Toda a infraestrutura do bairro faz de Pinheiros uma região mais agradável e segura para morar. Por fim, você tem a opção de alugar um apartamento pequeno ou até mesmo uma casa luxuosa, tudo depende do quanto você está disposto a investir nesse local.
10 vantagens de morar em Pinheiros
Agora confira as vantagens para você que é universitário e se interessou em alugar uma moradia estudantil para morar nesse bairro tão querido na cidade de São Paulo:
1. Qualidade de vida
Uma rotina diária pode ser muito corrida, devido a isso, a qualidade de vida no bairro de Pinheiros é algo que tem sido cada vez mais procurado pelas pessoas que desejam se mudar.
A região conta com diversos atrativos, como shoppings, parques, restaurantes, hospitais, estações de metrô e uma ótima localização perto do centro comercial. Além disso, o local possui bastante arborização, o que melhora muito a qualidade do ar de uma das cidades mais movimentadas do Brasil.
2. Localização
O bairro de Pinheiros está próximo de algumas vias de acesso muito importantes da cidade, como as Avenidas Brigadeiro Faria Lima, Rebouças, Nações Unidas, Marginal Pinheiros e Eusébio Matoso – todas elas facilitam o acesso ao transporte público.
Além disso, o local ainda conta com a estação de metrô Faria Lima e estações de trem como a Cidade Universitária e Hebraica-Rebouças, além de diversas linhas de ônibus.
3. Segurança
Pinheiros é um bairro muito seguro para se morar em comparação com outros bairros da grande São Paulo.
4. Cultura
Nesse bairro é possível encontrar muitas galerias de arte e museus, mas também vale muito a pena explorar as artes urbanas espalhadas por diversos muros estampados pela região.
5. Educação
A região do bairro fica próxima a uma grande variedade de escolas de vertentes diversificadas, além das renomadas Universidades de São Paulo, como a USP, PUC, FESP e UNIP.
6. Compras
O bairro de Pinheiros é uma ótima alternativa de moradia para aqueles que adoram fazer compras. Os shoppings centers localizados no bairro (Eldorado e Iguatemi) são ótimas opções para quem deseja buscar por uma grande variedade de lojas.
Além disso, a Rua dos Pinheiros também é muito indicada para descobrir novas marcas de roupas e acessórios bacanas.
7. Gastronomia
Pinheiros possui diversas opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos, considerado um dos verdadeiros polos gastronômicos da cidade de São Paulo. Entre toda essa diversidade, é possível encontrar culinária italiana, francesa, baiana, mineira e muitos outros restaurantes renomados na região.
8. Vida noturna
Claro que a vida noturna no bairro de Pinheiros não poderia ficar para trás! A região oferece várias opções para quem gosta de curtir um lazer à noite, desde bares e boates sensacionais até locais públicos iluminados.
9. Diversidade
O bairro possui uma grande diversidade cultural desde a chegada de vários imigrantes, como os italianos e os japoneses. Então, você pode aproveitar as variadas opções culinárias dessas e outras culturas existentes na região.
10. Lazer
Por fim, Pinheiros é um bairro muito arborizado perto do Parque Villa-Lobos, Parque do Povo e Parque do Pôr do Sol. Essas são algumas opções de lugares para frequentar com a família e amigos e se divertir sem gastar muito.
Além disso, essa é uma região perfeita para quem gosta de estar em contato com a natureza, pois suas amplas áreas verdes preservadas permitem a prática de esportes, caminhadas, corridas, entre outros exercícios ao ar livre.
Dicas para universitários que querem morar em Pinheiros
Agora que você já sabe os motivos para morar nesse bairro encantador, confira algumas dicas essenciais para você que é universitário escolher onde morar em Pinheiros:
Analise o que é útil ter perto de casa
Pinheiros oferece comércio, lazer, universidades, opções culturais e diversas linhas de transportes públicos. Na hora de escolher a melhor região, é preciso levar em consideração a localização da moradia estudantil em relação às atividades diárias.
Veja o que evitar perto de casa
O barulho de trânsito e congestionamentos intensos na região pode ser um dos fatores que mais atrapalham no bairro. Sendo assim, na hora de escolher sua moradia estudantil, opte por um lugar não tão próximo às avenidas e nem aos pontos de ônibus.
Embora a localização seja benéfica, os barulhos podem trazer muitos incômodos e atrapalhar o seu descanso.
É comum dividir apartamento em Pinheiros?
Sim, principalmente em moradias estudantis é muito comum ter companhia, como se fosse um colega de quarto.
Mas isso não é algo que serve apenas para estudantes: um levantamento de pesquisas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o compartilhamento de moradias é tendência entre pessoas com mais de 30 anos de idade.
Preços de aluguéis para apartamentos em Pinheiros
Os preços dos aluguéis de apartamentos ou moradias estudantis podem variar bastante. No entanto, Pinheiros é um dos bairros com os aluguéis mais altos da cidade de São Paulo, podendo variar com um custo mensal de aluguel entre 3 a 4 mil reais.
Para mais informações sobre moradias estudantis em Pinheiros ou em outras regiões da cidade de São Paulo, acesse o site da Uliving!