Você sabe o que são VLTs? Bom, eles se assemelham aos trens e metrôs, mas possuem diferenças. O VLT (veículo leve sobre trilhos) é bem mais leve do que os trens ou metrôs, já que têm suas composições menores, conseguem transportar um menor número de passageiros e costumam ser menos caros para a administração pública. VLT em Santos é muito útil para universitários, pois o valor do vlt em Santos é bem em conta e o percurso do vlt em Santos também faz valer a pena.
É bom salientar que a diferença mais impactante, tanto no que se refere ao visual quanto a funcionalidade, está no fato de que o VLT anda no nível da rua. Os seus trilhos não ocupam tanto espaço assim, e ele produz pouco (ou quase nenhum) barulho ao passar. Dessa maneira, os vagões podem chegar a estar nas ruas, calçadas e, até, praças da cidade, já que se inserem de uma forma muito mais amigável na paisagem da cidade.
Aonde carrega o cartão VLT em Santos? Da mesma maneira que acontece com o trem e com o metrô, as estações do VLT funcionam com cartões, os quais são vendidos e carregados nas próprias estações. Este é feito no momento em que se entra no vagão, fazendo com que ele lembre bastante os antigos bondes.
Por causa de tudo isso, esse meio de transporte público está sendo cada vez mais adotado nos centros urbanos, objetivando suprir as viagens mais curtas e complementar a necessidade dos trens ou metrôs.
A quantidade de instituições universitárias em Santos é enorme. A cidade conta com um polo estudantil público e privado e a maioria dos estudantes costumam andar de transporte público. Sabe-se que, na maior parte das vezes, os trajetos são feitos de ônibus. No entanto, para tentar diminuir o fluxo de pessoas no transporte principal, criou-se os VLTs.
A operação do VLT da Baixada Santista (Santos) começou no mês de abril, em 2015. Ao todo existem cerca de 11,5 quilômetros que ligam o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos. Todo o percurso do VLT em Santos tem 15 estações, ciclovias e paraciclos.
Em Santos, como já foi dito, há um total de 15 estações de VLT sendo elas:
-
Estação Barreiros
Endereço: fica entre a Avenida Marechal Cândido M. da Silva Rondon e a Avenida Martins Fontes, bem próximo à praça Dr. Álvaro Assis.
-
Estação Mascarenhas de Moraes
Endereço: Avenida Marechal Cândido M. da Silva Rondon, que fica próximo à Rua Monte Plano.
-
Estação São Vicente
Endereço: Avenida Marechal Cândido M. da Silva Rondon, bem próximo à Rua Benjamin Constant.
-
Estação Antonio Emmerich
Endereço: Essa estação fica entre a Avenida Marechal Cândido M. da Silva Rondon e a Avenida Marechal Deodoro, local próximo à Rua Tibiriçá.
-
Estação Nossa Senhora das Graças
Endereço: localizado entre a Rua Quintino Bocaiúva e a Avenida Marechal Deodoro, próximo à Rua Amador Bueno da Ribeira.
-
Estação José Monteiro
Endereço: Entre a Rua Quintino Bocaiúva e Avenida Marechal Deodoro, muito perto da Rua Rangel Pestana.
-
Estação Itararé
Endereço: Rua Constituição, próximo à Rua Dr. Claudio Luiz da Costa.
-
Estação João Ribeiro
Endereço: Rua José Adorno, próximo à Rua Álvaro de Carvalho.
-
Estação Nossa Senhora de Lourdes
Endereço: Rua Dr. Gaspar Ricardo, próximo à Rua Godofredo Fraga.
-
Estação Pinheiro Machado
Endereço: Rua Dr. Gaspar Ricardo, próximo à Avenida Pinheiro Machado.
-
Estação Bernardino de Campos
Endereço: Avenida Francisco Glicério, próximo à Avenida Dr. Bernardino de Campos.
-
Estação Ana Costa
Endereço: Avenida Francisco Glicério, próximo à Rua Ana Costa. Essa estação fica bem próxima à UniBr Ana Costa, Unifesp – campus II e à Universidade Federal de São Paulo BS.
-
Estação Washington Luiz
Endereço: Avenida Francisco Glicério, bastante próximo à Avenida Washington Luiz.
-
Estação Conselheiro Nébias
Endereço: Avenida Francisco Glicério, perto da Avenida Conselheiro Nébias.
-
Estação Porto
Endereço: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, perto da Rua Senador Dantas.
As estações acima estão dispostas na ordem (de um terminal para o outro, com todas as estações envolvidas) e as mais próximas às universidades (aos pólos universitário I e II) são as estações Conselheiro Nébias e a Washington Luiz. O terminal mais próximo fica na estação do Porto.
A UniBr Ana Costa e as outras duas universidades da área ficam próximas (cerca de dois a três quarteirões) de outras faculdades e universidades, como é o caso da: Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES Faculdade de Educação Física de Santos, Universidade Católica de Santos – Campus Boqueirão, Fundação Lusíada – Campus 1, Universidade Santa Cecília, UNIP, UNIP Interativa – Campus Boqueirão, Universidade Metodista de São Paulo – Polo Santos.
Todos esses pólos estudantis estão cercados pelos VLTs das estações do Porto, Conselheiro Nébias, Washington Luiz, Ana Costa e Bernardino de Campos.
Para quem estuda nas Universidades que cotam esse trajeto dos VLTs, é muito interessante conseguir contemplar essa nova alternativa. Veja no mapa se sua casa fica perto de alguma dessas estações e faça seus trajetos de maneira diferente.
Os VLTs também auxiliam nas idas e voltas das festas universitárias, tornando-se um meio muito versátil e ágil
Quanto custa uma passagem?
Em fevereiro de 2022, o valor do VLT em Santos subiu de R$ 4,65 para R$ 4,95. Mas, quando houver alguma integração (das linhas municipais), o usuário do transporte metropolitano da Baixada Santista pode utilizar o VLT sem pagar mais uma passagem.
E como tudo isso funciona? Bom, ao embarcar dentro do ônibus metropolitano a tarifa será debitada no cartão do usuário e na integração com o VLT não será debitado novamente um valor adicional. Assim, tudo vai variar de acordo com a tarifa da linha que vai ser usada.
Para ter o acesso necessário, é preciso que os usuários possuam o Cartão BRCard para realizar a integração entre o VLT e as linhas metropolitanas. Para o VLT, não é necessário ter algum cartão prévio, apenas fazer o pagamento dentro do meio de transporte.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? A Uliving pode te ajudar. A empresa trouxe ao Brasil um novo conceito de moradia. Com eles, você vai encontrar uma hospedagem estudantil, com quartos bem projetados, equipados e instalações compartilhadas encantadoras.
A Uliving proporciona um ótimo espaço para viver, estudar e pertencer a uma comunidade empolgante. Além de disponibilizar as melhores localidades para você. Através deles será possível ficar em uma moradia estudantil bem próxima a alguma estação de VLT em Santos e da sua própria Universidade.