Após um pouco mais de um ano estudando de forma remota, os estudantes brasileiros estão se preparando para a volta às aulas presenciais. As aulas estão voltando gradativamente e cada instituição tem decidido a melhor forma para seus alunos, obviamente seguindo os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste texto, vamos lhe mostrar alternativas seguras para uma boa volta às aulas.
3 cuidados para a volta às aulas presenciais
A volta às aulas dos estudantes brasileiros será uma retomada de um modelo de ensino que se mostrou muito importante durante a pandemia. Com as aulas remotas, aprendemos a importância de estarmos em sala de aula com professores e colegas. Além desse retorno exigir uma série de medidas de proteção sanitárias, os alunos também terão de se voltar a antigos hábitos e rotinas que deixaram de exercer por mais de um ano. Para a prevenção contra o coronavírus, aqui vão algumas dicas e cuidados para garantir sua segurança na volta às aulas, além de ser seguro para seus professores, colegas e família.
1- Organização
Organize antecipadamente tudo o que for necessário para ir à aula. Separe álcool em gel e máscaras adicionais e deixe em sua bolsa ou mochila para não esquecê-los, você fará uso todos os dias, deve sempre tê-los consigo. As máscaras deverão ser trocadas conforme forem utilizadas.
2- Não compartilhe objetos ou alimentos
Em meio ao convívio com os amigos, podem aparecer situações em que você deseje partilhar algo. Ainda que a vontade seja grande, na volta às aulas, ao menos neste primeiro momento, sem que a população esteja completamente vacinada com duas doses, será necessário recuar.
Não compartilhe alimentos ou objetos com outras pessoas. A propagação do vírus é muito rápida e extremamente contagiosa, onde todo cuidado é pouco. Leve seu próprio material, alimentos, garrafa de água e o que mais for necessário.
3- Não vá à aula com sintomas
Este primeiro momento de volta às aulas é de muita empolgação e entusiasmo. Mesmo assim, se você sentir algum dos sintomas relacionados à Covid-19, não compareça às aulas presenciais. Este é um compromisso que você deve firmar com colegas, funcionários e professores.
Podem ser apenas sintomas inofensivos de uma gripe comum, mas é muito perigoso o contágio de pessoas próximas. Evite a propagação do vírus e, assim que possível, procure um médico para diagnosticá-lo.
Volta às aulas presenciais
Muitas instituições têm realizado a volta das aulas presenciais de forma optativa, gradual ou híbrida. Os alunos têm retornado aos poucos, seguindo todos os protocolos, em muitos casos porque algumas instituições não possuem estrutura para a volta às aulas presenciais de maneira em que se assemelha às aulas pré-pandemia, com o mesmo número de alunos ocupando as salas de aula.
Gradual e Híbridas
O retorno gradual tem sido feito com poucos alunos, testando posicionamento de alunos, distanciamento e estrutura dos prédios. As aulas também têm sido híbridas, de forma que os alunos não precisam ir à aula presencial todos os dias: alguns dias assistem às aulas remotas e, em outros, aulas presenciais, para que a volta às aulas siga à risca os cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde.
Cuidados necessários
Para que a volta às aulas seja o mais segura possível são necessários cuidados rigorosos. Alunos, professores e as próprias instituições devem ficar atentos para que nenhuma pessoa que frequente as instituições seja infectada pelo coronavírus. Veja alguns cuidados a seguir.
Distanciamento social
O distanciamento social é o carro-chefe da volta às aulas. As instituições de ensino devem seguir um padrão para o posicionamento de alunos e professores durante o período em que estiverem em aula. O distanciamento evita o contato físico entre as pessoas, além de garantir um espaço de respiração e circulação de ar melhor as pessoas. O vírus é propagado pelo ar, por isso é necessário manter o maior distanciamento possível entre todos.
Higienização
A higienização também é de extrema importância. Lave sempre que possível as mãos com água e sabão e higienize seus objetos com álcool em gel. Leve seu próprio álcool em gel consigo para quando não puder lavar as mãos. Higienize as mãos frequentemente e sempre que for tocar o rosto. Também mantenha as máscaras limpas e nunca as reutilize sem desinfetá-las.
Casos suspeitos
Tenha cuidado com os casos suspeitos. Caso tenha sintomas, ou conheça alguém que esteja, mantenha o distanciamento e vá ao médico o mais rápido possível. Caso exista alguma suspeita de caso de coronavírus em uma turma, pode ser necessário que todos os alunos entrem em quarentena para evitar o risco de contaminação. As instituições devem se atentar a isso na volta às aulas e cabe aos alunos e professores sempre alertar a todos quando estiverem com suspeita de Covid.
A volta às aulas presenciais já é uma realidade em vários estados do país. O retorno, feito com cuidado, pode ser produtivo e retomar aos poucos a vida e os estudos pré-pandemia de estudantes e professores. Acesse o site da Uliving para saber mais sobre o assunto.