A UNIFESP, uma das três universidades federais presentes no Estado de São Paulo, é referência em diversas áreas, principalmente nas ciências relacionadas à saúde. Até mesmo por isso, muitos estudantes que buscam se profissionalizar e atuar nessa área acabam vendo com bons olhos estudar em faculdades federais, e principalmente na UNIFESP. A instituição oferece diversos cursos nas mais diferentes áreas de estudo e possui campus espalhados por todo o estado.
Com essa enorme capacidade, surgem dúvidas como o que cai no vestibular da Unifesp e qual a nota de corte da Unifesp. Pensando nisso, confira abaixo algumas curiosidades acerca dessa instituição.
-
Curiosidade 1 – Desenvolvimentos de Projetos de destaque
A primeira curiosidade diz muito também sobre a curiosidade que será apresentada em seguida. Um dos grandes destaques da UNIFESP é o desenvolvimento de diversos projetos criados por alunos e supervisionados por professores. A prova disso é que no XXVIII Congresso de Jovens Pesquisadores, que ocorreu no ano de 2021, diversos trabalhos desenvolvidos por alunos de diversos cursos foram selecionados.
Esse congresso envolve diversas universidades da América Latina, e um grupo de docentes de cada uma das universidades seleciona quais foram os trabalhos de maior destaque. No caso da Universidade Federal do Estado de São Paulo, estudantes da graduação, pós-graduação, mestrandos e doutorandos foram selecionados para terem seus trabalhos divulgados, em áreas que vão desde a filosofia e linguagens até as ciências biológicas.
-
Curiosidade 2 – Ranking de 4a melhor universidade federal do Brasil
Além do prestígio no cenário latinoamericano, a universidade é rankeada como sendo a quarta melhor universidade federal do Brasil, ficando atrás apenas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, ela aparece em décimo-sétimo lugar entre todas as faculdades da América Latina, segundo a QS Quacquarelli Symonds University Rankings.
-
Curiosidade 3 – Intercâmbio em outros estados brasileiros e fora do país
Outra curiosidade bastante interessante é que a UNIFESP oferece aos estudantes da universidade a oportunidade de fazer um intercâmbio durante a graduação. Esse intercâmbio pode ser feito tanto em outros estados do Brasil, quanto também em diversos países mundo afora que possuem parceria com a faculdade brasileira.
-
Curiosidade 4 – Possui 7 campi espalhados pelo estado de São Paulo
Inicialmente formada com a transformação da Escola Paulista de Medicina, que em meados dos anos 2000, deu origem ao Campus da Baixada Santista. Devido às altas demandas e a pequena capacidade de atendê-las, a universidade buscou se expandir e desde 2007 está espalhada por 7 campi no estado. Com isso a UNIFESP, hoje, possui campi nas seguintes localidades: Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco, São José dos Campos, São Paulo, Zona Leste.
-
Curiosidade 5 – O que cai no vestibular da UNIFESP e como estudar
Assim como qualquer vestibular, as principais angústias dos estudantes estão voltadas para o conteúdo das provas e como fazer para estudar para essa prova de acesso à universidade. O principal ponto é não se desesperar, e focar em um desenvolvimento com calma, porque deixar para estudar na última hora, só irá causar mais nervosismo e ansiedade durante a realização da avaliação. Portanto, abaixo tem uma lista dos conteúdos que mais são recorrentes no vestibular da UNIFESP. São eles:
Nas ciências biológicas:
- Botânica (com foco em reprodução);
- Genética ;
- Evolução ;
- Doenças causadas por parasitas.
Nas ciências exatas:
- Logaritmos;
- Progressões geométricas.
Nas ciências da linguagem:
- Preposições;
- Sintaxe;
- Interpretação de texto.
Em química:
- Estequiometria;
- Ligações intermoleculares.
Em física, não foi notado nada que tivesse uma recorrência muito grande para ser destaque, o que acaba mostrando uma necessidade que deve ser cumprida para todas as disciplinas: Estar preparado para resolver qualquer tipo de questão.
Para isso, lembre-se que a prática leva à perfeição, portanto a melhor forma de desenvolver as habilidades necessárias para realizar essa prova, é realizando as questões das edições anteriores. As questões desse vestibular costumam seguir padrões e procuram ser sempre bem diretas, o que exigirá do aluno realmente saber resolver aquele tipo de questão.
Imprima as 10 últimas provas e tente resolver as questões no tempo estimado de prova, desse modo, além de você praticar aquilo que você aprendeu, você também tem que lidar com o tempo de resolução de cada questão e também priorizar responder as que você tem maior facilidade. Isso é muito importante, já que por conta do nervosismo você precisa realmente ter noção de quanto tempo você gasta para realizá-las e priorizar aquelas que você consegue resolver em menos tempo.
Essa estratégia funciona bem já que nesse vestibular não se segue o modelo de avaliação do ENEM, que é o TRI, que apresenta um peso subjetivo para cada questão fazendo com que tenham pesos diferentes de acordo com a sua dificuldade.
-
Curiosidade 6 – A prova e as notas de corte
O vestibular de acesso a UNIFESP talvez seja o grande diferencial, em relação às demais faculdades e vestibulares conhecidos, como a própria FUVEST. O vestibular da Universidade Federal do Estado de São Paulo pode ser feito na modalidade mista, que significa que a primeira fase será obtida uma nota com base na prova do ENEM, portanto é necessário se inscrever também no Exame Nacional do Ensino Médio. A segunda fase é um vestibular próprio com questões de linguagem objetivas e questões discursivas para as matérias específicas de cada curso.
Em relação ao conteúdo das provas específicas, que são discursivas, ela possui um diferencial já que para o curso mais cobiçado, que é Medicina, a disciplina de Matemática entra na prova discursiva, juntamente com Ciências Biológicas, Química e Física.
No vestibular da FUVEST, por exemplo, a prova discursiva dos alunos que aplicam para medicina não tem matemática. A matéria que costuma ser carrasco dos alunos, é inserida na prova através de questões objetivas, na primeira fase.
Então, o vestibular da UNIFESP, na segunda fase se divide em 2 dias, assim como o ENEM, em um dos dias são realizadas 45 questões objetivas de Linguagens, sendo elas 30 de português e as outras 15 de língua estrangeira e também uma redação dissertativa argumentativa, já que a do ENEM não é considerada.
Uma das principais perguntas que o estudante ansioso pelo vestibular faz é a respeito de “Qual a nota de corte da Unifesp?” No processo seletivo de entrada pelo SISU, a disciplina de Medicina não está presente, já que ela segue o formato de Vestibular Misto. Portanto a maior nota de corte da universidade no SISU 2022 é para o curso de Biomedicina com o valor de 791,80 pontos. A menor nota de corte é referente ao curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar – Bi/li com o valor de 606,68 pontos.
Lembre-se que a saúde mental é muito importante nesse processo. Durante a faculdade você também terá diversas experiências que serão enriquecedoras na sua formação com pessoa e que são externas às salas de aula. A festa universitária é uma parte bem relevante desse processo, que assim como moradias estudantis, te possibilita interagir com outros estudantes. Para saber mais informações acerca de moradia estudantil em São Paulo, acesse o site.