A definição e a prática das moradias de coliving, cohousing e share student living fogem das propostas tradicionais de residência que as pessoas estão acostumadas. Quando se trata dessas opções, o conceito vai muito além do que simplesmente acomodar-se e viver em um local com menos burocracia e poupando mais dinheiro. A ideia de compartilhamento, convivência, colaboração e socialização são mais fortes, como uma alternativa para evoluir suas relações interpessoais. Se você está procurando por opções de moradia estudantil, saiba mais a seguir.
Para explicar as diferenças entre coliving, cohousing e share living, e o funcionamento delas no Brasil, é necessário quebrar o tabu de que as pessoas que moram em residências compartilhadas fazem isso apenas por necessidade econômica.
Moradia compartilhada
É de conhecimento comum que comprar ou alugar uma casa ou apartamento para estudantes, especialmente em grandes cidades, custa caro. Por esse motivo, a ideia de coliving estudantil chama a atenção de jovens estudantes que estão em busca de um modo mais prático e econômico de morar perto da faculdade. Além de tudo, essa é uma tendência mundial que está modificando a ideia tradicional dos estilos de moradia. Tais opções geralmente estão associadas à criação proposital de uma vida em comunidade, que além de promover uma troca de experiências muito gratificante, também permite conhecer e conviver com pessoas de diferentes lugares do país e do mundo: o que em uma residência solitária não seria possível.
As três opções têm algumas semelhanças entre si: nas três modalidades, os moradores podem ter o seu espaço privado, mas dividem outros ambientes com os colegas de residência. Já as diferenças são as seguintes:
Diferenças entre coliving, cohousing e share living
Share living
Em português, significa compartilhar vivências. São as repúblicas estudantis, apartamentos em prédios residenciais denominados imóveis-dormitórios, podendo os próprios quartos serem individuais ou coletivos.
As áreas obrigatoriamente comuns para compartilhamento dos moradores são a lavanderia e a cozinha. Nesses casos, geralmente é feito um pacote, em que está incluso no aluguel os móveis, a limpeza dos apartamentos, a energia elétrica, a Internet e a segurança do local.
Cohousing
Significa “viver em coabitação”. O seu objetivo principal é incentivar a sustentabilidade dos recursos naturais e a interação social das pessoas que vivem ali. É um tipo de pequeno vilarejo privado, também similar a uma república estudantil, com o compartilhamento de um mesmo terreno ou área. Cada morador tem a sua casa e quartos individuais, mas dividem os espaços internos e externos, como: lavanderia, jardim, cozinha e áreas de lazer.
Coliving
Em tradução livre do inglês, significa “viver junto com praticidade”. Nesse caso, a socialização é importante na casa ou prédio, mas o foco também está na privacidade. São pessoas que moram em quartos e banheiros individuais, ou até mesmo em quartos compartilhados com banheiros também para dividir, ou em quartos individuais e banheiros compartilhados. Normalmente, existe uma cozinha para cada apartamento.
Os espaços comuns de compartilhamento são os básicos: lavanderia, coworking, salas de convivência e jardim, por exemplo. Também podem haver pacotes de serviços dos quartos para alugar, como a inclusão do Wi-Fi e de outras comodidades, o serviço de limpeza da casa e a participação em eventos.
Universitários que desejem fazer uma dessas escolhas, se estudarem em São Paulo ou no Rio de Janeiro, podem procurar a empresa Uliving, que é qualificada em ajudar o estudante a encontrar o seu lar ideal.
Como o coliving da Uliving funciona
A empresa de student housing Uliving trouxe em 2012, de maneira pioneira ao Brasil, um conceito de moradia completamente inovador que conta com opções de apartamento para estudante, quartos para alugar bem projetados e equipados e instalações compartilhadas de qualidade.
Ao contratar a empresa, você tem acesso a várias vantagens e verá que morar sozinho nunca foi tão fácil, prático e divertido. O aluguel é 100% digital, sem necessidade de fiador, com contratos de 6, 12 ou 18 meses por boleto mensal e tudo em uma assinatura única, sem despesas extras, já que as contas de luz, gás, Internet e água estão inclusas na mensalidade.
Os moradores da residência estudantil são o foco central da Uliving. Por isso, são realizados diversos eventos que incentivam a vida em comunidade e o crescimento pessoal e profissional de cada um. O objetivo é que os moradores não sejam apenas seus vizinhos, mas seus amigos.
Os impactos sociais, econômicos e urbanos são desenvolvidos por meio de alternativas sustentáveis, o que pode contribuir com o meio ambiente. Além disso, é garantida a existência de conforto nos estudos, com studios mobiliados, atividades e eventos exclusivos, segurança e suporte com equipe 24 horas.