Moradia Estudantil

O que é Moradia Estudantil? Como funciona?
Confira o guia completo!

Moradia Estudantil - O que e

Também chamada de student housing, a moradia estudantil é um espaço moderno, organizado e seguro destinado à habitação exclusiva de estudantes, calouros e veteranos, que saem da casa dos pais para viver a fase universitária em outra cidade. Normalmente, a moradia estudantil está localizada próxima às faculdades e oferece locação prática, rápida e sem burocracia.

O ingresso na universidade é um momento muito feliz não só para o aprovado, mas para toda família. Nessa fase, além de ter contato com o trote de lei – espécie de ritual de passagem em que o aluno é introduzido à vida universitária através de brincadeiras ou doações (chamado de trote solidário) – surgem muitas dúvidas, como onde morar, já que a realidade de muitos estudantes é sair da casa dos pais e até mudar de cidade. E uma opção para esse público é a moradia estudantil.

Com todas as novidades e mudanças ao ingressar na faculdade, todo universitário adoraria receber dicas que vão facilitar sua vida, seja dentro da universidade ou fora dela.

Pensando nisso, criamos este super conteúdo, um verdadeiro guia, para orientar você sobre tudo que envolve a escolha do lugar ideal para morar durante a sua graduação. Bora lá?!

O que é moradia estudantil?

As moradias estudantis são locais modernos e organizados que abrigam estudantes universitários durante os anos da graduação ou pós-graduação. Diferente das repúblicas estudantis, existe uma empresa responsável por trás, que opera e trabalha diariamente pelo bem-estar dos moradores.

Geralmente, ao entrar em uma faculdade, o jovem precisa se mudar para outra cidade e se afastar da família. Então, a moradia estudantil apresenta-se como uma ótima opção: oferece suporte e segurança, tranquilizando os pais do morador, e colabora com o crescimento pessoal dos jovens, por meio da socialização com outros estudantes.

Ou seja, morar em um lugar assim, significa conhecer pessoas interessantes de todos os lugares do mundo e criar uma rede de apoio para evitar se sentir sozinho. Dessa forma, fica muito mais fácil montar aquele grupinho de estudos e aquele grupinho de rolês, não é mesmo?

 

A história da moradia estudantil

Com o surgimento das primeiras universidades entre os séculos XI e XII na Europa, nasceu com elas as moradias coletivas destinadas aos estudantes, que precisavam se mudar para o campus para conseguir concluir seus estudos.

No Brasil, a primeira moradia estudantil surgiu por volta dos anos 1850 e 1860, em Ouro Preto, por causa do Ciclo da Mineração e da necessidade de dar abrigo aos estudantes forasteiros da Escola de Minas de Ouro Preto.

Com a Constituição de 1946, o sistema de ensino brasileiro passou a oferecer moradias estudantis. O que o sistema de ensino quer com isso é dar condições de estudo aos jovens que precisam sair de suas cidades e melhorar a eficiência escolar desses estudantes.

 

Como funciona Moradia Estudantil

Por regra, as moradias estudantis são administradas por uma empresa que responde por todas as questões envolvendo as dependências da unidade, financeiro, comercial e outras áreas. Normalmente, são prédios que estão bem localizados, próximos às principais faculdades da cidade e a locação de um quarto ou apartamento é sem burocracia: contrato sem fiador, digital e rápido.

Como falado, a moradia estudantil oferece total suporte à comunidade acadêmica, desde à estrutura física, com apartamentos mobiliados e áreas comuns bonitas e confortáveis, à socialização e bem-estar dos estudantes, com eventos e festas.

A moradia estudantil dispõe de organização, estrutura, regras pré-definidas e agenda de atividades que zelam pelo bom convívio e pelo bom desempenho dos moradores em suas respectivas rotinas acadêmicas. Grande parte delas oferecem amplos locais de estudos (coworking). Além disso, os estudantes têm a sua disposição espaços de convivência, piscina, áreas de lazer e outros ambientes.

Ao realizar uma reserva, o time de vendas envia um contrato e depois que assinado o futuro morador pode, em poucos dias, se mudar para seu novo lar. A recepção acontece pelo time de relacionamento da unidade, que acompanha e dá total suporte ao novo integrante da comunidade, sanando todas as dúvidas que são normais quando se chega a um novo lugar.

 

Quanto custa morar numa Moradia Estudantil

De modo geral, os preços variam conforme a cidade e bairro em que a moradia está localizada. No entanto, o preço inicial é de R$ 1.200 a R$1.800 por mês. O tamanho e tipo de quarto também podem interferir no valor.

Vale lembrar que a mensalidade é pensada a partir das vantagens e benefícios que a moradia oferece: apartamentos novos e mobiliados, praticidade, segurança e pertencimento à uma comunidade estudantil.

 

Diferenças entre República e Moradia Estudantil

Moradia estudantil e república estudantil não são a mesma coisa. E entender as diferenças entre elas é fácil, quer ver?! Na república estudantil, os apartamentos ou casas, geralmente, são divididos entre os estudantes que criam suas próprias normas de convivência. Assim, os próprios moradores criam e ditam as regras da república, de acordo com seus próprios critérios e isso torna várias coisas bastante informais, por exemplo, os acordos de aluguel, as divisões dos dormitórios e dos espaços comunitários.

Essa informalidade nas relações de contrato e divisões de espaço, assim como a não existência de regras bem definidas em prol da harmonia dos moradores, acabam fazendo com que a convivência nas repúblicas se torne bem complicada.

Diferente desse cenário, a moradia estudantil tem um regulamento previamente estabelecido pela instituição responsável, a fim de garantir a boa convivência entres os estudantes residentes na moradia estudantil.

Outro ponto positivo da moradia estudantil é o planejamento, que vem desde o design do prédio, que é pensado para oferecer maior conforto e segurança, até as disposições dos ambientes, sejam particulares ou comuns a todos os moradores.

Tudo dentro de uma moradia estudantil é pensado e desenvolvido visando, além de conforto e segurança, fornecer todo o suporte para que os estudantes possam crescer e melhorar suas atividades tanto acadêmicas, como pessoais.

A moradia estudantil é responsável, mas não deixa de ser jovem. A época universitária é mágica e uma moradia estudantil é o lugar perfeito para viver esses anos!

 

7 Vantagens da moradia estudantil

Já citamos aqui várias vantagens da moradia estudantil, mas ainda não acabou não, viu? Sabemos que, escolher um lugar para morar ,não é a coisa mais fácil do mundo, então, para te ajudar a escolher sem medo, separamos 7 vantagens da moradia estudantil. Confira!

 

1. Experiência universitária única

Além de quartos individuais e compartilhados, as moradias estudantis geralmente contam com salas de jogos, locais de estudo e cozinhas compartilhadas. Existem diversos lugares, modalidades e formas de viver em uma moradia estudantil, basta descobrir qual é a que mais se encaixa no seu perfil.

Essa ”casa” proporciona ao universitário uma verdadeira experiência de mergulho no ambiente acadêmico, mas não literalmente, fique calmo! Além disso, uma moradia estudantil dá ao estudante a chance de criar ligações com diferentes pessoas e ter uma experiência única. A colaboração e convivência com outros estudantes, da sua área ou não, trarão experiências e lições de vida importantes para além do mundo universitário.

Mas, por que isso é relevante? Porque, além de uma boa estrutura, com acomodações confortáveis e que proporcionem um espaço bom para estudar, é importante viver em um ambiente que seja tranquilo e com pessoas que compartilhem dos mesmos objetivos. Fica mais fácil manter o foco quando o espaço e o ambiente colaboram para isso. Quando tiver na semana de provas você vai entender.

 

2. Valores

Quando se tem dúvidas sobre como funciona a moradia estudantil, é normal questionar o valor. Cada unidade possui um valor diferente, que varia de acordo com o tipo de apartamento e com a localização que o estudante procura.

Tudo é pensado para conseguir atender aos públicos com diferentes condições que, financeiramente falando, também garante diversas opções de unidades, para que o jovem busque a mais próxima da universidade onde estudará.

 

3. Suporte emocional

Ao contrário da moradia solo, na moradia estudantil você estará rodeado de pessoas vivendo o mesmo período que você. Então, nessa situação, os sentimentos de empatia e solidariedade podem aflorar, fazendo com que você e seus colegas formem uma rede de apoio, superando obstáculos e tensões juntos.

A saudade de casa, semana de provas, o fora da crush ou do crush, são situações complicadas e a maioria dos universitários passa por isso, então não tem onde se esconder. Por isso, o melhor é escolher um lugar onde tem pessoas dispostas a se consolar. Tudo fica mais fácil quando você sabe que tem alguém para contar.

 

4. Ajuda nos estudos

A moradia estudantil pode ser um local de estudo também. Nela, você poderá ter um espaço de concentração e ir fundo nos seus estudos, sem sofrer grandes interrupções, por exemplo, o coworking, ambiente que serve para tal utilidade. O coworking é um local para trabalhar em conjunto, dessa forma, pode ser utilizado para manter o foco e o silêncio no momento de estudo.

Um bom local para estudar será essencial para passar pelas provas, atividades e trabalhos da faculdade, da forma mais tranquila possível.

Além disso, a moradia estudantil é o lugar onde se juntam estudantes dos mais variados cursos. Portanto, morando em uma dessas, você poderá aprender bastante e ajudar seus colegas.

Trocar experiências nunca é demais, ainda mais quando você mora com outra pessoa. Imagina, você fazendo um curso de humanas, pega aquela matéria de exatas que você não é muito fã, mas tem um colega de quarto que faz um curso de engenharia, podia ser mais perfeito? Claro que é só um exemplo, mas a probabilidade de você conhecer pessoas de diferentes cursos dispostas a te ajudar é imensa.

 

5. Aprender a conviver

Na moradia estudantil, você aprende a colaborar nos mais variados assuntos e tarefas com pessoas diferentes de você. Esse estilo de vida ajuda o jovem a ganhar maturidade e autonomia em diferentes áreas da vida, para além da universidade.

Os impactos da moradia estudantil no jovem, também possibilita a oportunidade de conquistar novas experiências e amizades que são essenciais, principalmente, no momento em que se está longe da família.

É muito mais confortável passar por uma situação quando se tem um amigo ao lado, não é mesmo? Na moradia estudantil, você pode criar bons vínculos de amizade com pessoas de diferentes lugares, além de que é possível ser vizinho de pessoas com culturas diferentes e aprender muito com isso. É uma experiência única e incrível que vale a pena ser vivida e que você levará consigo por muitos anos.

 

6. Responsabilidade

Apesar das moradias contarem com espaços confortáveis e próprios para os momentos de estudo, alguns preferem a calmaria e o silêncio de estudar sozinhos. Dessa forma, os quartos individuais são uma ótima opção, visto que proporcionam uma maior privacidade, além da autonomia de cuidar do seu próprio espaço.

Já os quartos compartilhados, são para aqueles que estão à procura de estadias mais econômicas e/ou gostariam de morar com um amigo ou familiar e, por isso, optam por dividir o quarto e as despesas. Dividindo o quarto, você tem a oportunidade de conviver por mais tempo com outras pessoas, estreitar laços de amizade, exercitar suas relações pessoais com pessoas diferentes, aprender a estabelecer e obedecer regras de convivência, além de conhecer seus próprios limites e de seus colegas e respeitá-los.

Nos dois casos, você adquire responsabilidades. Afinal, estar longe de casa já exige amadurecimento, mas morar com outras pessoas exige outro senso de responsabilidade: a responsabilidade coletiva. Você aprenderá a se cuidar sozinho e a conviver com as diferenças. 

O combo: sair de casa + fazer faculdade + morar com outras pessoas + ter que lidar com seus próprios problemas é um verdadeiro construtor de responsabilidades.

 

7. Segurança

Além de tudo o que já foi citado, certas moradias possuem profissionais qualificados contratados para prestarem auxílio aos estudantes em qualquer emergência, 24 horas por dia. É uma segurança a mais e a certeza de que você estará confortável o tempo inteiro, além de um alívio para o coração dos pais.

A insegurança se vai quando você percebe que está em boas mãos e em uma ótima moradia estudantil. Brasil afora, existem empresas que oferecem as melhores opções de moradia estudantil para o perfil de cada estudante. Por isso é importante pesquisar bem as diversas opções para tomar a decisão certa que deve se adequar a você e a seu plano de estudos.

Além das vantagens apresentadas anteriormente, a proximidade ou fácil acesso à faculdade e uma estrutura que facilita manter um cronograma de estudos e atividades extra-curriculares com qualidade, são outros benefícios que a moradia estudantil oferece.

As moradias estudantis também apresentam localização privilegiada, com fácil acesso ao transporte público e grandes centros comerciais, o que gera praticidade para locomoção dos estudantes.

 

Como escolher a moradia estudantil?

A tarefa de decidir onde morar durante os anos da faculdade não é uma tarefa fácil. Os jovens recém selecionados para a faculdade, geralmente, ficam muito ansiosos para ver no que vai dar e por precisarem tomar decisões muito importantes.

Para te ajudar a decidir qual moradia estudantil melhor se encaixa em suas necessidades e interesses, separamos alguns pontos que podem ser levados em consideração nesse momento.

 

Localização

Ficar atento à localização da moradia estudantil é uma dica muito importante. Primeiro, o mais interessante é que o local da moradia não seja muito distante da universidade, porque isso evitará muitos problemas de deslocamento.

Segundo, também é interessante observar o que tem próximo da localidade da moradia. Locais como farmácias, supermercados, estações de metrô e pontos de ônibus são detalhes que vão facilitar seu dia a dia.

 

Mobilidade e transporte

E por falar em estações de metrô e pontos de ônibus, outra super dica é observar se existe a disponibilidade desses serviços públicos nas proximidades. Mesmo que a faculdade seja próxima da moradia, é sempre bom lembrar que você vai precisar se deslocar para realizar outras atividades, sejam acadêmicas ou de lazer.

 

Segurança

Busque por lugares que oferecem serviços como portaria 24 horas, câmeras de segurança, fechaduras eletrônicas, guardas e vigias etc.

 

Mobílias

Muitos estudantes terão a experiência de morar longe dos pais pela primeira vez, o que implica que eles terão de adquirir seus próprios móveis. Isso pode ser uma dor de cabeça no que se refere a questões financeiras. Então, a solução mais prática é buscar um local que já seja totalmente mobiliado, a fim de atender às necessidades do estudante.

 

Lazer e eventos

Existem moradias estudantis que oferecem muitas opções de lazer: áreas compartilhadas com jogos, espaços para descanso, prática de esportes e socializar. Tem algumas até com restaurante e bar! 

É bom levar em consideração moradias que promovem eventos que incentivam a vida em comunidade e o crescimento pessoal e profissional: aniversários, workshops, halloween, carnaval, palestras e muito mais. Demais pensar que existem lugares assim para morar! Não é verdade?

 

Praticidade

Pense que a vida do estudante é corrida e ocupada, por isso, quanto mais a moradia ajudar, melhor! 

A moradia que você está pensando em se mudar oferece apartamentos já mobiliados? Pesquisar, comprar e vender móveis dá trabalho demais. A mensalidade inclui condomínio, manutenção, IPTU, água, gás e internet? Ter tudo organizado numa única conta ajuda bastante a vida.

 

Suporte 24h

Como já dito anteriormente, você pode contar  com uma equipe preparada e disponível 24h para te atender.

 

Pets são bem-vindos

Se tiver um bichinho, importante levar em consideração esse requisito. Entenda quais são as regras para os pets, normalmente as moradias aceitam cães e gatos de pequeno porte.

 

Sem burocracia

É possível encontrar o lugar perfeito para você e de uma maneira bastante prática já que os contratos são 100% digitais. Além disso, também não precisa de fiador no processo.

 

Segurança

As moradias estudantis oferecem muita segurança porque contam com câmeras de vigilância, controle de acesso e fechaduras eletrônicas.

A convivência diária com os outros universitários poderá te transformar em um profissional diferenciado, que sabe lidar bem com pessoas e com as mais diversas situações. A moradia estudantil é muito mais do que um local onde se vive, é um intercâmbio cultural de muito valor e boas experiências. É só morar e aproveitar!

 

Aluguel tradicional ou Moradia estudantil

Em uma pesquisa realizada pelo G1, no ano de 2011 foi apontado que o mercado imobiliário teve um crescimento de 35% em aluguéis, por conta de estudantes universitários. Naquele ano, alugar um lugar para ficar perto da faculdade custava, em média, R$600 a R$900 reais e, atualmente, sabemos que a situação já não é mais a mesma, pois com os grandes aumentos no valor do aluguel, tornou-se uma opção pouco convencional para quem quer morar pertinho dos estudos, sendo mais uma vez a moradia estudantil a melhor opção!

Além do aluguel tradicional ser mais caro do que a moradia estudantil, há outras diferenças entre elas. Na moradia estudantil, há a companhia dos outros alunos e da comunidade acadêmica, que farão parte do seu círculo de amigos e da sua rede de apoio durante toda a sua graduação. Mas, para aqueles que optam pelo aluguel tradicional, talvez não consigam desenvolver esse contato com a comunidade.

Concluímos que, atualmente, a moradia estudantil é uma ótima opção para milhares de estudantes, opção essa que pode agregar não somente em seus estudos universitários, mas também como conhecimentos humanos em sociedade, lidando cara a cara com a responsabilidade diariamente.

 

Moradias Estudantis no mundo

Como vimos anteriormente, a moradia estudantil é um espaço moderno, organizado e seguro destinado à habitação exclusiva de estudantes em sua fase universitária. E essa forma de abrigar estudantes não é algo que acontece somente no Brasil, pois é uma prática presente em vários países. Sendo assim, confira, abaixo, algumas moradias estudantis no mundo:

 

Scape (Europa)

O Scape é um complexo de dormitórios para estudantes, localizado em Londres, na Inglaterra. Ele é considerado um novo modelo de habitação urbana compacta e possui seiscentas unidades, com doze metros e meio cada. A proposta dos dormitórios é aproveitar os espaços extremamente compactos, assim como nos meios de transportes.

Dentro dos dormitórios, cada móvel possui múltiplas funções, além de conter um pequeno banheiro privativo e uma minicozinha. No térreo, há diversos restaurantes e espaços comuns.

 

The Student Hotel (Europa)

O Student Hotel é um novo conceito de hotel localizado em Amsterdam. Além de um hotel, ele também é um espaço de coworking e apartamentos de temporada. 

Para quem vai estudar em Amsterdam, os quartos contam com uma proteção acústica dos quartos e os corredores também são silenciosos. Além disso, ele é localizado próximo a uma estação de metrô, que leva ao aeroporto e ao centro da cidade.

 

Unite Student (Europa)

O Grupo Unite oferece acomodação estudantil construída propositadamente em todo o Reino Unido. Ela  fornece acomodação residencial para mais de 74.000 alunos em 123 edifícios em todo o Reino Unido, sendo o maior e mais antigo provedor de moradias no país.  

 

Campus Itália (Europa)

A moradia na Itália varia conforme onde você decide estudar, por exemplo, as acomodações em cidades grandes como Roma e Milão são bem mais caras do que em áreas rurais, em compensação, as opções são mais variadas.

No entanto, poucas universidades italianas oferecem acomodações para estudantes e as opções são limitadas. E, caso você tenha uma bolsa de estudo da Erasmus, há um serviço gratuito chamado Sportello Casa, que pode te ajudar a encontrar uma acomodação em áreas específicas. Além disso, em alguns casos, este serviço também é oferecido a estudantes fora do programa Erasmus, basta você  certificar se você pode usá-lo.

 

Collegiate (Europa)

Collegiate oferece residências estudantis no Reino Unido, na Espanha e em Portugal.

O serviço de moradia oferece um um ambiente seguro e agradável durante os anos de universidade.

Um dos principais objetivos da Collegiate é fornecer acomodações para estudantes que não comprometam o espaço e o estilo do studio – especialmente as áreas sociais. Por isso, as unidades da Collegiate incluem academias, salas de jogos e salas de cinema, que permitem que os residentes se divirtam e relaxem com seus amigos e colegas de apartamento.

 

Uliving (Brasil)

As moradias estudantis da Uliving estão localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Santos e Campinas. Elas oferecem studios e apartamentos mobiliados com segurança e conforto para os estudantes aproveitarem seus estudos e sua vivência na faculdade.

Com a expansão de vestibulares e de programas que ajudam no ingresso de estudantes nas universidades, a moradia estudantil tornou-se ainda mais popular, pois ajuda os novos universitários a estudar longe de casa, até mesmo em outros estados do Brasil, na universidade de seus sonhos.

Por isso, você deve estar atento a todas as questões colocadas no texto, para que o conforto seja seu melhor amigo durante os anos que passará na universidade.

Pensando em oferecer uma experiência especializada, a Uliving, pioneira e especialista em moradia estudantil, estabeleceu-se em 2012 no Brasil e proporciona aos estudantes ótimas experiências, além de muito conforto e segurança.

 

A partir da leitura deste artigo, vimos que a moradia estudantil é um espaço que abriga os estudantes durante os seus anos de graduação e que apresenta várias vantagens como localização privilegiada, segurança, organização e praticidade. 

Sendo assim, para aqueles que querem conhecer mais sobre moradia estudantil ou estão à procura de um lugar para morar durante a universidade, acesse o site da Uliving e encontre o melhor espaço para viver e estudar!