Com o começo do ano letivo batendo na porta, muitos estudantes estão se perguntando o que é moradia estudantil e a diferença dessa modalidade para as famosas repúblicas de estudantes. Essa dúvida é muito comum, afinal, nem todo mundo que está indo para a faculdade ou que estão indo estudar em outra cidade, possuem moradia pertinho da instituição.
Para ajudá-lo a entender as diferenças e qual modalidade de moradia é mais interessante para o seu perfil, continue lendo este artigo!
Afinal, o que é moradia estudantil?
As moradias estudantis são modelos de residências em que os estudantes compartilham a rotina, quartos e convivência com outros estudantes. O grande diferencial das moradias estudantis é que elas promovem uma imersão completa do estudante dentro do universo universitário.
Além disso, as moradias estudantis possuem espaços para estudos, o que é algo bem importante, já que esses estudantes precisam, além de viver a vida universitária, manter o foco nos estudos.
Diferença entre moradia estudantil e república
Agora, sabendo o que é moradia estudantil, você sabe quais são as diferenças deste tipo de moradia para as famosas repúblicas estudantis? Existem algumas características que se destacam por conta da grande diferença de tratamento de um tipo de residência para o outro. Confira!
Quartos individuais
Uma grande diferença que as moradias estudantis possuem é a opção de quarto individual. Nas repúblicas, nem sempre essa possibilidade existe uma vez que a concentração de estudantes é muito grande.
Hoje, existem moradias estudantis que possuem opções de studio individual para os estudantes que, apesar de gostarem da interação, preferem um espaço individual para maior privacidade.
Estilo de vida mais colaborativo
Outro ponto de grande destaque quando pontuamos o que é moradia estudantil é o estilo de vida colaborativo. Nas repúblicas, esse feito também existe mas de forma menos intensa, uma vez que na maioria das vezes, o espaço é um pouco pequeno para isso.
As moradias estudantis – como as unidades da Uliving – são espaços amplos e que possuem ambientes para descontração e convivência além dos quartos compartilhados. Desta forma, se o estudante que opta morar em uma moradia estudantil decidir estudar com outras pessoas, ele pode ir para esse ambiente e não necessariamente ser em seu quarto.
Maior autonomia
Assim como as repúblicas, a moradia estudantil é sinônimo de maior autonomia. Porém, nas moradias estudantis você pode ficar tranquilo quanto à vários pontos, como:
- por muitas vezes, estudantes que vivem nas repúblicas precisam se deslocar até a casa dos pais para lavar roupas ou realizar alguma atividade deste tipo. já nas moradias estudantis, a grande maioria já conta com lavanderias próprias para isso;
- outro ponto que algumas moradias estudantis promovem que proporcionam maior autonomia é o aluguel sem necessidade de fiador. Essas burocracias geralmente estão bem presentes nas repúblicas, fazendo com que os estudantes dependam de alguém para conseguir alugar o imóvel.
Qual é a melhor opção: moradia estudantil ou república?
Então, visto os diferenciais, qual é a melhor opção para os estudantes: a moradia estudantil ou as repúblicas? A verdade é que a melhor opção de residência será aquela que melhor atende seu momento enquanto estudante.
As moradias estudantis, de forma geral, são ambientes de acolhimento e para criar relações em um ambiente descontraído e que promova mais qualidade de vida sendo pertinho da faculdade.
E se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir como escolher sua moradia estudantil!